PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Probabilidade

2 participantes

Ir para baixo

Probabilidade Empty Probabilidade

Mensagem por starlessn1ght Sex Out 21 2016, 15:33

Antes de escrever a questao, gostaria de esclarecer que já sei como fazê-la. Meu intuito é somente saber por que a forma como respondi inicialmente está errada.

Questao: Qual é a probabilidade de, escolhidos três vértices de um cubo, serem os 3 da mesma face?

A minha resolução inicial:

O espaço amostral seria a combinação (8,3). Mas quando fui calcular o evento, pensei assim: primeiro posso escolher oito pontos, depois só posso escolher 6 (já que um ponto já foi escolhido e outro nunca estará na mesma face do que eu escolhi), e por ultimo só posso escolher mais 2 (pois escolhidos dois pontos já, só há mais dois na mesma face). Portanto, ficaria: 8*6*2. Como a ordem não importa, fiz: 8*6*2/3!=16.

Acertei o espaço amostral, mas errei o evento, que é 6(numero de faces) multiplicado pela combinação (4,3)(possibilidades de escolher tres pontos da mesma face). Gostaria de entender qual foi o erro no meu raciocínio.

starlessn1ght
Iniciante

Mensagens : 13
Data de inscrição : 23/05/2016
Idade : 23
Localização : Teresina, PI, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Probabilidade Empty Re: Probabilidade

Mensagem por ivomilton Sex Out 21 2016, 16:32

starlessn1ght escreveu:Antes de escrever a questao, gostaria de esclarecer que já sei como fazê-la. Meu intuito é somente saber por que a forma como respondi inicialmente está errada.

Questao: Qual é a probabilidade de, escolhidos três vértices de um cubo, serem os 3 da mesma face?

A minha resolução inicial:

O espaço amostral seria a combinação (8,3). Mas quando fui calcular o evento, pensei assim: primeiro posso escolher oito pontos, depois só posso escolher 6 (já que um ponto já foi escolhido e outro nunca estará na mesma face do que eu escolhi), e por ultimo só posso escolher mais 2 (pois escolhidos dois pontos já, só há mais dois na mesma face). Portanto, ficaria: 8*6*2. Como a ordem não importa, fiz: 8*6*2/3!=16.

Acertei o espaço amostral, mas errei o evento, que é 6(numero de faces) multiplicado pela combinação (4,3)(possibilidades de escolher tres pontos da mesma face). Gostaria de entender qual foi o erro no meu raciocínio.
Boa tarde,

Clique no link abaixo e veja a resolução do sr. Paulo Marques (é a segunda questão):

http://www.paulomarques.com.br/arq10-67.htm



Um abraço.
ivomilton
ivomilton
Membro de Honra
 Membro de Honra

Mensagens : 4994
Data de inscrição : 08/07/2009
Idade : 91
Localização : São Paulo - Capital

Ir para o topo Ir para baixo

Probabilidade Empty Re: Probabilidade

Mensagem por starlessn1ght Sex Out 21 2016, 16:49

ivomilton escreveu:
Clique no link abaixo e veja a resolução do sr. Paulo Marques (é a segunda questão):

http://www.paulomarques.com.br/arq10-67.htm



Um abraço.
Acho q o sr. n entendeu... Vi a resolução;já a tinha visto antes. O q eu quero saber é por que meu jeito de responder no começo estava errado.

starlessn1ght
Iniciante

Mensagens : 13
Data de inscrição : 23/05/2016
Idade : 23
Localização : Teresina, PI, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Probabilidade Empty Re: Probabilidade

Mensagem por ivomilton Sex Out 21 2016, 18:29

Bia noite,

Até que compreendi, sim, a sua pergunta, mas como não sabia o que responder, resolvi colocar a resolução que encontrei na net e que considerei correta, pois havia chegado à mesma conclusão.
Desculpe não ter atendido à sua necessidade.



Um abraço.
ivomilton
ivomilton
Membro de Honra
 Membro de Honra

Mensagens : 4994
Data de inscrição : 08/07/2009
Idade : 91
Localização : São Paulo - Capital

Ir para o topo Ir para baixo

Probabilidade Empty Re: Probabilidade

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos