PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[DUVIDA] Dicas de material para FUVEST

3 participantes

Ir para baixo

[DUVIDA] Dicas de material para FUVEST Empty [DUVIDA] Dicas de material para FUVEST

Mensagem por erasmoneto95 Seg 17 Out 2016, 19:38

Galera, pretendo prestar física ano que vem para fuvest e queria umas dicas. Consegui o material do COC de graça, mas pretendo me aprofundar bem em matemática e física e queria umas dicas de livros. Aceito sugestões de livros básicos também, para dar uma ótima base antes de pegar livros mais aprofundados.

Se alguém puder ajudar também sobre como estudar em casa, aceito, pois vou estudar sozinho ano que vem. (Tenho uma boa base já de matemática, mas mesmo assim gostaria de alguns livros/apostilas que abordem o básico pra eu treinar ate fim do ano)

erasmoneto95
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 17/10/2016
Idade : 28
Localização : Aracaju, Sergipe, brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[DUVIDA] Dicas de material para FUVEST Empty Re: [DUVIDA] Dicas de material para FUVEST

Mensagem por Pietro Tavares Seg 17 Out 2016, 22:31

Olá erasmoneto95,

Minha situação é um pouco semelhante com a sua. Desisti recentemente da universidade que estava cursando a fim de estudar sozinho para a fuvest, física e matemática também são o meu foco e já tinha uma boa base nessas matérias.
Estudei física pela coleção Tópicos de Física, é simplesmente fantástica. Dá pra estudar todo o conteúdo do ensino médio por ela a um nível mais do que suficiente para a fuvest em um prazo de uns 2 meses (dependendo do seu afinco, claro). Não há necessidade alguma de aprofundar por russos/peruanos etc.

Quanto a matemática, vai realmente depender da sua base. Algo que posso te recomendar sem receio é o Geometria I e Geometria II do Morgado, vai desde o básico até o bem avançado, confesso que até um pouco mais do que o necessário. Já nos outros assuntos, se você for querer pegar bem pela base mesmo, acredito que a coleção Noções de Matemática, do Aref, seja a melhor opção.

De qualquer forma, desencane do material do coc.
E boa sorte!
Pietro Tavares
Pietro Tavares
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 109
Data de inscrição : 29/09/2016
Idade : 26
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

[DUVIDA] Dicas de material para FUVEST Empty Re: [DUVIDA] Dicas de material para FUVEST

Mensagem por erasmoneto95 Seg 17 Out 2016, 23:45

Então Pietro, já cursei 3 semestres de engenharia mas decidi fazer física na USP agora. Por mais que eu tenha uma base boa em matemática e física, saiba muitas propriedades de matemática básica, eu gostaria de pegar um livro que comece bem do zero, pra aí eu poder tirar conclusão do que sei ou não, entende? Eu gostaria de aprender esse básico em matemática e física até fim do ano, para ano que vem começar a me aprofundar mais, resolver questões mais difíceis.

Sobre o material do coc, não vou estudar completamente por ele, estou querendo só dar uma lida rápida em alguns assuntos pra relembrar até o fim do ano. Pra em janeiro eu começar com alguns livros bons. Enfim, muito obrigado pela sugestão amigo.

erasmoneto95
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 17/10/2016
Idade : 28
Localização : Aracaju, Sergipe, brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[DUVIDA] Dicas de material para FUVEST Empty Re: [DUVIDA] Dicas de material para FUVEST

Mensagem por Pietro Tavares Ter 18 Out 2016, 12:56

Compreendo, de fato a melhor forma de dominar um assunto é reforçar bastante os conceitos mais primitivos.
Eu também uso os livros do coc para como revisão rapida de alguns assuntos de humanas, para relembrar, pra isso eles são muito bons, mas só pra isso (na minha opinião).

Minhas sugestões:
1. Física - Estude pelo Tópicos, mas não faça todos os exercícios do capítulo. São propostos exercícios divididos em até 4 níveis de dificuldade, faça apenas os pertencentes aos 2 primeiros níveis. Deixe os de nível alto pro ano que vem, alguns são bem difíceis MESMO.
2. Matemática - Estude pela coleção de sua preferência, na minha opinião a coleção do Iezzi é a pior escolha pra alguém que tem pouco tempo, dê atenção especial para as matérias que você não se sente confiante. Como aqui não vai haver divisão dos exercícios em níveis, a estratégia de melhor uso eficiente do tempo fica à seu critério. Eu, particularmente, faço um certo cronograma: dou tantos dias/horas para estudar determinado assunto, as vezes passo para outro assunto sem me sentir completamente confiante; mas como dizem: a pressa é inimiga da perfeição, não é?

Espero ter ajudado,
Abraços
Pietro Tavares
Pietro Tavares
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 109
Data de inscrição : 29/09/2016
Idade : 26
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

[DUVIDA] Dicas de material para FUVEST Empty Re: [DUVIDA] Dicas de material para FUVEST

Mensagem por erasmoneto95 Ter 18 Out 2016, 14:15

Vou correr atrás do Tópicos de física, todos me falaram muito bem dele. Já matemática, me recomendaram além do iezzi e aref, me recomendaram uns do Morgado mas nunca ouvi falar.

Acho que vou usar os três mesmo dependendo do assunto.

Ajudou muito mano! Muito obrigado

erasmoneto95
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 17/10/2016
Idade : 28
Localização : Aracaju, Sergipe, brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[DUVIDA] Dicas de material para FUVEST Empty Re: [DUVIDA] Dicas de material para FUVEST

Mensagem por ismael1008,3 Qua 19 Out 2016, 00:25

Erasmo pra matemática creio que a coleção matemática ciência e aplicações do iezzi em 3 volumes seja mais do que suficiente para fuvest! tem gente que passa na EFOMM e EN só fazendo o ciência e aplicações mais john stewart de cálculo 1! como vc tem base boa em exatas vai tirar de letra esses livros de E.M!

ismael1008,3
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 783
Data de inscrição : 10/04/2016
Idade : 26
Localização : Fortaleza, Ceará Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[DUVIDA] Dicas de material para FUVEST Empty Re: [DUVIDA] Dicas de material para FUVEST

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos