PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Questão ENEM - Escala

2 participantes

Ir para baixo

Questão ENEM - Escala Empty Questão ENEM - Escala

Mensagem por Finkss Sex 30 Set 2016, 19:05

Toda a esfera visível ao longo do ano, nos hemisférios celestes Norte e Sul, está dividida em 88 partes, incluindo, cada uma delas, um número variável de estrelas. A unidade de medida utilizada pelos astrônomos para calcular a área de uma constelação é o grau quadrado. Algumas constelações são imensas, como Erídano, o rio celeste, localizada no hemisfério celeste Sul e ocupa uma área de 1 138 graus quadrados. Em contraponto, a constelação Norma, localizada no mesmo hemisfério, não passa de 165 graus quadrados.
Capozzoli, U. Origem e Evolução das Constelações. Scientific American Brasil. Nº 2. 2010.
Em um mapa do hemisfério celestial feito em uma escala de 1:1 000, as constelações Erídano e Norma ocuparão, respectivamente, uma área, em graus quadrados, de

Questão ENEM - Escala Alternativa_10,1138 e 0,0165.
Questão ENEM - Escala Alternativa_20,1138 e 0,165.
Questão ENEM - Escala Alternativa_311 380 e 1 650.
Questão ENEM - Escala Alternativa_41,138 e 0,165.
Questão ENEM - Escala Alternativa_51 138 000 e 165 000.


Resposta C

Olá, estou em dúvida nessa questão. A escalas são dadas normalmente em centímetros não é? Então seria 1cm-----------1000cm, como é área seria 1cm² - 1.000.000cm². Fazendo as regras de três eu não acho resposta. Eu fazendo algo de errado? Qual seria a maneira certa de fazer? 


Tem 2 questões erradas nesse Enem, então estou com um pé atrás.

Obrigado, desde já.

Finkss
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 12/03/2015
Idade : 26
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Questão ENEM - Escala Empty Re: Questão ENEM - Escala

Mensagem por Euclides Sex 30 Set 2016, 20:13


____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Questão ENEM - Escala Empty Re: Questão ENEM - Escala

Mensagem por Finkss Sex 30 Set 2016, 21:11

Desculpa, havia procurado no Google e não achei nenhum tópico sobre ele aqui no fórum.

Mas estou com uma dúvida, as escalas normalmente estão sempre em cm não é? Ele não disse nada que essa escala estaria em graus quadrados, ele diz que os astrônomos a utilizam, mas é  não dito que é utilizado nos mapas.

Finkss
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 12/03/2015
Idade : 26
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Questão ENEM - Escala Empty Re: Questão ENEM - Escala

Mensagem por Euclides Sex 30 Set 2016, 21:16

Finkss escreveu:Mas estou com uma dúvida, as escalas normalmente estão sempre em cm não é? Ele não disse nada que essa escala estaria em graus quadrados, ele diz que os astrônomos a utilizam, mas é  não dito que é utilizado nos mapas.
Eu concordo com você. Nunca vi uma escala em unidades quadradas. A unidade da escala deveria ter sido informada.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Questão ENEM - Escala Empty Re: Questão ENEM - Escala

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos