PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

18 anos - IME/ITA ainda há possibilidades?

+3
Oziel
Ramon Cordeiro
AleeZl
7 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

18 anos - IME/ITA ainda há possibilidades? Empty 18 anos - IME/ITA ainda há possibilidades?

Mensagem por Convidado Sex 30 Set 2016, 10:48


Saudações! Tenho 18 anos e aspiro passar no concurso do IME ou do ITA. Posto isso, quero lhes deixar algumas explicações:

Terei de começar a estudar do zero. Visto que, minha adolescência foi perdida com mulheres e festas.
Sei que é vergonhoso isso - mas a realidade qual eu vivenciava me impulsionava diretamente à estas trivialidades.

E digo do zero mesmo; operações básicas, frações, etc.

Excluí minhas redes sociais e coisas desnecessárias que pudessem me tirar o foco. Já perdi muito tempo, não posso e não vou perder mais.

Podem me indicar caminhos? Dicas? 



Isso é muito importante senhores - saibam que determinação e foco não me faltarão. Conto com a ajuda do auxílio de vocês.

Agradeço desde já, e também agradeço o espaço educacional excelente criado pelos senhores.

Abs.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

18 anos - IME/ITA ainda há possibilidades? Empty Re: 18 anos - IME/ITA ainda há possibilidades?

Mensagem por AleeZl Sex 30 Set 2016, 12:46

Seja bem-vindo ao Pir2, Volk7.

Primeiramente, sim, é possível, mas digo de antemão: é preciso dedicar-se e ter persistência, mas vejo que tem isso em mente.

Uma informação que pode ser útil: a idade máxima para inscrever-se no ITA, de acordo com o site, é não fazer 25 anos no ano da matrícula. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Deixarei aqui algumas recomendações para área de matemática, física, português, história e biologia (os últimos para caso decida prestar outros vestibulares). Fico também no aguardo para que os amigos do fórum possam ajudá-lo.

Matemática, recomendações:
Livros do Iezzi, têm uma didática excelente. Se puder, tente pegar os volumes mais atuais. De todos os livros que consultei durante essa longa viagem de estudos, creio que, no meu caso, o autor foi um dos melhores. A galera do pir2 ajudará com outras referências, dos quais não posso afirmar nada, já que acabei não visualizando muitos outros.

Caso necessite de canais no YouTube complementares, penso que o do Professor Ferretto e Nerckie ajudarão e muito.

Física, recomendações:
Recomendo os livros de Halliday. Eles são meio caros nas lojas físicas, então se puder, veja versões online e tire suas conclusões sobre o material. Eu mesmo adquiri apenas as versões digitais, haja vista os brutais preços que nossas livrarias nacionais cobram (não desprezando a obra, mas há muitas oscilações nos preços).

Também recomendo o trabalho de Ivys Urquiza e Renato Brito com aulas online. São ótimos professores.

Português, recomendações:
Para didática há vários livros conhecidos, como os do Brechara, ou mesmo os livros de Ensino Médio, que são muito úteis. Para material online, recomendo fortemente o Blog do Gramaticando, que me ajudou muito em tempos de rever a língua portuguesa, inclusive com um bom roteiro (http://www.blogdogramaticando.com/2012/12/como-estudar-portugues.html), que pode te guiar pelos degraus do bom Português.

Se precisar de um canal no Youtube, recomendo o professor Daniel Vícola, que tem uma playlist completa no canal do Getuspp.

História, recomendações:
Para história utilizei livros do E.M. em volumes únicos.

Visite o trabalho do professor Dimas e também do Walter Solla, que possui um canal no YouTube chamado "Se Liga Nessa História".

Biologia, recomendações:
O livro (volume único) "BIOLOGIA", de Sérgio Linhares e Fernando Gewandsznajder é grande e bem detalhado. Segue uma ordem didática extraordinária, tópico a tópico de todos os assuntos do ensino fundamental ao médio.

De professores indico um bem famoso, Paulo Jubilut. Caso goste da didática dele, terá um aliado nos estudos.

Esses foram alguns dos materiais que utilizei na caminhada do Vestibular. Mas, friso, são recomendações, conheça as obras e tire conclusões a respeito do seu ponto de vista.

Continue postando suas dúvidas no fórum, a troca de experiências com a galera trará benefícios para todos. Todos erram e, de certa forma é assim aprendemos. Ensinar é uma das melhores maneiras de fixar o conteúdo (e isso o fórum também de ajuda). Como o Mestre Euclides aqui do Pir2 disse: "Só não falham aqueles que não tentam".


Bons estudos!


Última edição por AleeZl em Sex 30 Set 2016, 14:49, editado 5 vez(es)
AleeZl
AleeZl
Jedi
Jedi

Mensagens : 355
Data de inscrição : 12/09/2015
Idade : 27
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

18 anos - IME/ITA ainda há possibilidades? Empty Re: 18 anos - IME/ITA ainda há possibilidades?

Mensagem por Convidado Sex 30 Set 2016, 13:48

Você vai boiar legal no Halliday. Comece com Tópicos da Física ou Fundamentos da Física.
Iezzi é ótimo!
Mas não de muita credibilidade nas minhas respostas, pois estudo ainda.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

18 anos - IME/ITA ainda há possibilidades? Empty Re: 18 anos - IME/ITA ainda há possibilidades?

Mensagem por Ramon Cordeiro Sex 30 Set 2016, 14:31

História e biologia não caem no ITA/IME.
Ramon Cordeiro
Ramon Cordeiro
Padawan
Padawan

Mensagens : 80
Data de inscrição : 01/02/2016
Idade : 26
Localização : Montes Claros, MG

Ir para o topo Ir para baixo

18 anos - IME/ITA ainda há possibilidades? Empty Re: 18 anos - IME/ITA ainda há possibilidades?

Mensagem por Oziel Sex 30 Set 2016, 14:51

Ela colocou Biologia e História no caso dele querer prestar outro vestibular.
Oziel
Oziel
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1517
Data de inscrição : 26/04/2016
Idade : 25
Localização : São Pedro da Aldeia-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

18 anos - IME/ITA ainda há possibilidades? Empty Re: 18 anos - IME/ITA ainda há possibilidades?

Mensagem por Oziel Sex 30 Set 2016, 14:52

O segredo é estudar, e o macete é estudar muito, tamo junto mano, RUMO AO ITA. Assim como você também tenho esse objetivo, estou estudando desde Janeiro, quando decidi realmente o que queria, não desista, insista. Você consegue em nome de Jesus !!!
Oziel
Oziel
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1517
Data de inscrição : 26/04/2016
Idade : 25
Localização : São Pedro da Aldeia-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

18 anos - IME/ITA ainda há possibilidades? Empty Re: 18 anos - IME/ITA ainda há possibilidades?

Mensagem por AleeZl Sex 30 Set 2016, 14:53

Ramon Cordeiro escreveu:História e biologia não caem no ITA/IME.
Esqueci de mencionar "para outros vestibulares", mas corrigi acima. Valeu!

Uma outra correção: HALLIDAY → CONEXÕES COM A FÍSICA, de Glória, Hugo, Walter e Blaidi, o livro pega o assunto desde a história da ciência até os temas mais contemporâneos. Mas recomendo Halliday quando achar que tiver um bom domínio do assunto, pois assim como os amigos abaixo disseram, é um livro que trata os temas de maneira mais avançada.


Última edição por AleeZl em Sáb 01 Out 2016, 01:17, editado 3 vez(es)
AleeZl
AleeZl
Jedi
Jedi

Mensagens : 355
Data de inscrição : 12/09/2015
Idade : 27
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

18 anos - IME/ITA ainda há possibilidades? Empty Re: 18 anos - IME/ITA ainda há possibilidades?

Mensagem por Willian Honorio Sex 30 Set 2016, 15:39

Claro que há possibilidades meu caro, comecei meu caminho quase na mesma idade que você, e conheço pessoas que também foram aprovados com idade bem mais avançada,mas uma coisa é fato,a inspiração exalavam nessas pessoas. A idade máxima que você pode prestar o IME é com 20 ou 21 anos se não me engano, e a do ITA é com 23, levando em consideração o que o edital diz... que você não pode ter completado 23 anos e 25 anos, respectivamente para esses vestibulares. Sobre as provas, creio que são provas totalmente diferentes, o IME ''judia'' bastante na matemática e o ita em física, mas é claro, para o candidato bem preparado isso não é nada! boa sorte! O mais difícil não é nem a matéria a nível médio, e sim manter a disciplina diariamente.
Willian Honorio
Willian Honorio
Matador
Matador

Mensagens : 1271
Data de inscrição : 27/04/2016
Idade : 27
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

18 anos - IME/ITA ainda há possibilidades? Empty Re: 18 anos - IME/ITA ainda há possibilidades?

Mensagem por pxpc2 Sex 30 Set 2016, 23:01

Utilizar o Halliday e etc seria um gigantesco erro. O seguinte, como você disse que vai começar do zero, primeiro vê umas aulas no youtube ou, melhor, no khan academy (joga esse nome no google que você acha, é excelente), sobre essas coisas mais básicas como operações mesmo, a parte de aritmética. Depois disso, pode começar a pegar alguns livros, como os da coleção fundamentos da matemática elementar, começando pelos volumes iniciais. Junto deles, veja mais vídeo aulas, vai ajudar muito no entendimento. Foque, inicialmente, na matemática pura. Comece também já vendo alguns conceitos básicos de geometria, é importante, por isso recomendo pegar o primeiro volume da coleção de matemática que eu disse junto do volume de geometria plana, pra estudar os dois simultaneamente. Depois que você já estiver bem confortável com esses dois, pode partir para os próximos volumes, e ao mesmo tempo começar, só então, na física, na qual eu recomendaria você utilizar os livros do autor Ramalho (Os Fundamentos Da Física), pois são bem básicos, muito bons para começar (apesar de serem totalmente abaixo do nível IME ITA, mas deixa isso pra depois). 

Claro que não se pode esquecer de química. Como essa matéria tem, no início, menos contas, você já pode começa-la enquanto ainda assiste as primeiras video aulas, antes mesmo de partir pros livros iniciais de matemática e tudo mais. A coleção que recomendo é a do Ricardo Feltre, pois é extremamente didática, bem leve e tranquila de se acompanhar. Assim, já pode tranquilamente começar junto das vídeo aulas de matemática o volume 1 do feltre, pois é composto, na sua maioria, por teoria. Química só começa a ter mais conta depois de um tempo.

Acho que é isso, de forma bem resumida. Qualquer dúvida, só falar. Um abraço!
pxpc2
pxpc2
Padawan
Padawan

Mensagens : 73
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 24
Localização : Brasilia DF brasil

http://github.com/pxpc2

Ir para o topo Ir para baixo

18 anos - IME/ITA ainda há possibilidades? Empty Re: 18 anos - IME/ITA ainda há possibilidades?

Mensagem por Claudir Sáb 01 Out 2016, 00:43

Como já disseram acima, também não recomendo usar livros universitários no início.

Para física, sem dúvida alguma a melhor coleção é a dos Tópicos de Física.

Quanto a haver possibilidades de passar: isso só você pode estabelecer. Posso lhe dizer que muitos dos estudantes que passam no ITA e que não são cearenses (👅), começam os seus estudos por volta dos 17/18 anos mesmo (ao final do ensino médio, quando descobrem o ITA).

Tempo você tem, passar ou não dependerá exclusivamente da sua dedicação.

____________________________________________
"Death is so terribly final, while life is full of possibilities." - Tyrion Lannister
Claudir
Claudir
Monitor
Monitor

Mensagens : 1938
Data de inscrição : 13/04/2014
Idade : 28
Localização : Gravataí - RS

https://www.instagram.com/comoqueriamosdemonstrar/

Ir para o topo Ir para baixo

18 anos - IME/ITA ainda há possibilidades? Empty Re: 18 anos - IME/ITA ainda há possibilidades?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos