Olá companheiro de fórum!

- queira, por favor, ler os regulamentos e postar de acôrdo com eles.

- observe que existem diversas seções e coloque sua questão no local correto.

- abra um tópico para cada questão - uma questão por tópico

Seja bem vindo!

Existe padrão pra Redação ENEM?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Existe padrão pra Redação ENEM?

Mensagem por VioletChachki em Sex Set 23 2016, 15:41

Boa tarde.. criei esse tópico pra abrir um debate sobre a Redação no ENEM.. Que é a prova mais subjetiva do exame. Bom, vocês acham realmente que tem um padrão ou uma receita a ser seguida? Motivo da dúvida: quando leio redações nota 1000, ou +940, vejo que todas seguem um padrão tanto técnico quanto estético bem diferentes.. A exemplo:
Já li uma redação nota mil em que se tinha 6 parágrafos, sendo que um deles tinha 3 linhas...
Já li uma redação nota mil também que não apresentava uma proposta de intervenção bem descrita (com o típico "como", "quem?", "com que dinheiro?"), tendo sido apresentada só duas propostas e numa delas a criticada "conscientização". Na opinião de vocês, existe mesmo uma técnica, uma estrutura a ser seguida ou infelizmente é uma prova que depende mais da sorte do que de você mesmo?

VioletChachki
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Re: Existe padrão pra Redação ENEM?

Mensagem por VioletChachki em Sex Set 23 2016, 15:43

Eu iria expor uma redação do ENEM 2015 aqui de uma menina que tirou 940... Na minha opinião tava muuuito fraca pela exigência do pessoal que topa corrigir umas às outras. Seria uma típica redação que se mandasse pra esses cursinhos virtuais receberia uma nota sei lá.. 740. Mas não vou expor por não achar que seja conveniente.

VioletChachki
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagem por Convidado em Sex Set 23 2016, 16:10

O ENEM deve mudar ano que vem, com isso eu acho que deve diminuir a importância (termos de notas) da redação para quem não escolher linguagens como formação no terceiro ano do ensino médio.

Convidado
Convidado

Mensagem por VioletChachki em Sex Set 23 2016, 16:13

Sim, mas esse ano ainda tem ENEM.....

VioletChachki
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagem por SCOFIELD em Sex Set 23 2016, 21:48

VioletChachki escreveu:Eu iria expor uma redação do ENEM 2015 aqui de uma menina que tirou 940... Na minha opinião tava muuuito fraca pela exigência do pessoal que topa corrigir umas às outras. Seria uma típica redação que se mandasse pra esses cursinhos virtuais receberia uma nota sei lá.. 740. Mas não vou expor por não achar que seja conveniente.
Por curiosidade, essa tal redação é de uma menina do youtube?

SCOFIELD
Jedi
Jedi

Mensagem por VioletChachki em Sab Set 24 2016, 06:01

SCOFIELD escreveu:
VioletChachki escreveu:Eu iria expor uma redação do ENEM 2015 aqui de uma menina que tirou 940... Na minha opinião tava muuuito fraca pela exigência do pessoal que topa corrigir umas às outras. Seria uma típica redação que se mandasse pra esses cursinhos virtuais receberia uma nota sei lá.. 740. Mas não vou expor por não achar que seja conveniente.
Por curiosidade, essa tal redação é de uma menina do youtube?
Pela nota imagino que você esteja falando da Débora... mas não é ela não.. inclusive amei as redações dela e tomei como inspiração haha

VioletChachki
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagem por SCOFIELD em Sab Set 24 2016, 06:03

Somos dois, kakakaka!

SCOFIELD
Jedi
Jedi

Mensagem por Sunriseee em Sab Set 24 2016, 10:20

Complicado! Acredito que o único padrão seja o de ser um texto dissertativo e no final apresentar uma intervenção.
Infelizmente, é uma prova que depende da sorte, pois a correção é uma piada. Não é pelo acaso que todo ano aparece um monte de gente divulgando ótimas redações com péssimas notas. E sem contar os mil casos de "eu conheço um fulano que corrige e disse que só lê a introdução" (até eu entro nessa hahaha)
Enfim, a FUVEST divulga no site deles as melhores redações. É uma boa ler como inspiração, apesar de eles não pedirem uma intervenção ^^

Sunriseee
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagem por VioletChachki em Sab Set 24 2016, 11:53

Sunriseee escreveu:Complicado! Acredito que o único padrão seja o de ser um texto dissertativo e no final apresentar uma intervenção.
Infelizmente, é uma prova que depende da sorte, pois a correção é uma piada. Não é pelo acaso que todo ano aparece um monte de gente divulgando ótimas redações com péssimas notas. E sem contar os mil casos de "eu conheço um fulano que corrige e disse que só lê a introdução" (até eu entro nessa hahaha)
Enfim, a FUVEST divulga no site deles as melhores redações. É uma boa ler como inspiração, apesar de eles não pedirem uma intervenção ^^
Então.. é trágico estudar um ano inteiro e no fim das contas não conseguir ser aprovado no tão sonhado curso por conta de uma péssima correção na redação.. Não adianta tirar 900 em matemática, 780 em natureza... se te dão injustamente um 740 na redação..

VioletChachki
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagem por Sunriseee em Sab Set 24 2016, 13:55

E para piorar: não há possibilidade de recurso. Tirar uma nota ridícula, procurar professores, contratar um advogado e ter o recurso negado simplesmente porque o INEP não aceita ser corrigido. Lamentável.

Sunriseee
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagem por VioletChachki em Dom Set 25 2016, 00:10

Sunriseee escreveu:E para piorar: não há possibilidade de recurso. Tirar uma nota ridícula, procurar professores, contratar um advogado e ter o recurso negado simplesmente porque o INEP não aceita ser corrigido. Lamentável.

e o pior.. divulgam o espelho muito tempo depois
me lembrou aquele caso de uma menina que passou pra Odontologia na UFMG.. Dois corretores deram notas totalmente discrepantes pra ela.. um 120 e um 940. Um terceiro foi chamado e deu 700 e alguma coisa... nesse caso a nota do terceiro corretor prevalece. ela não entrou com recurso pq a nota dela era suficiente pra ser aprovada, senão ela seguiria adiante no processo.. que não daria em nada, certamente.

VioletChachki
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagem por anaclaracn em Dom Set 25 2016, 15:08

Ah, segue o padrão de dissertação argumentativa né, de apresentar a tese, comentar e concluir. Se você fizer isso cumprindo as competências - de domínio da língua portuguesa, de conhecimento de mundo de cunho sociocultural produtivo, de apresentar informações de maneira organizada e consistente, demonstrar conhecimento da estrutura do texto argumentativo e apresentar proposta detalhada, aplicável e articulada aos problemas citados no texto - você vai ter uma nota boa. Às vezes o texto nem é tão bom, mas se cumprir esses requisitos não tem como te penalizar muito.

anaclaracn
Jedi
Jedi

Mensagem por anaclaracn em Dom Set 25 2016, 15:10

Você pode postar o texto da menina? hahah

anaclaracn
Jedi
Jedi

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: