Olá companheiro de fórum!

- queira, por favor, ler os regulamentos e postar de acôrdo com eles.

- observe que existem diversas seções e coloque sua questão no local correto.

- abra um tópico para cada questão - uma questão por tópico

Seja bem vindo!

"Volume único" ou "coleção completa"?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

"Volume único" ou "coleção completa"?

Mensagem por VioletChachki em Ter Set 20 2016, 23:07

Boa tarde, pessoal. Sendo bastante objetivo, hoje terminei a última apostila em preparação para o ENEM 2016 (estudo pelas apostilas Bernoulli complementando com as apostilas Poliedro), mas já começo a pensar na preparação para o ENEM 2017 caso não dê pra entrar no curso que eu quero esse ano. E por ter estudado o livro de Química de Tito e Canto nos últimos dias e ter amado MUITO, estou cogitando ano que vem estudar só por livros.. Dentre eles Urbesco & Salvador, Tito & Canto, Sônia Lopes, Amabis & Martho, Nicolau e Toledo, etc... Só que vem a dúvida: pro ENEM o volume único é suficiente? Mais do que suficiente? Insuficiente? Porque as vezes acho mais válido ler dos volumes únicos de duas bibliografias diferentes pra ter uma dupla visão sobre cada assunto, o que talvez seria mais proveitoso do que desmembrar demais e estudar assuntos incapazes de serem cobrados no ENEM.. Por experiência de vocês o que vocês sugerem?

VioletChachki
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Re: "Volume único" ou "coleção completa"?

Mensagem por Convidado em Ter Set 20 2016, 23:34

Independentemente de ser ENEM ou não, volume único só da uma base. Aliás, usar apenas um livro para mim é errado, pois você fica só na visão deste autor. Eu, por exemplo, uso 5 livros de química (fora os volumes destes). Um complementa o outro. Qual curso você quer?

Convidado
Convidado

Mensagem por Pré-Iteano em Qua Set 21 2016, 22:57

Deve-se aproveitar ao máximo aquilo que está ao seu alcance. É mais válido ter poucos livros - ao menos um por matéria - e ter sugado até a última gota de conhecimento que os mesmos tem a lhe proporcionar, do que ter livros em excesso e não ter tempo para ler todos, isso te deixará menos confiante.

Quando estudei para o ENEM, por exemplo, usei o volume único da Sônia Lopes por três motivos: queria aprender em 1 ano todo o conteúdo de biologia, gostava e tinha facilidade com o assunto e eu não queria medicina, mas engenharia. E isso foi o bastante pra mim.

Da mesma forma fiz com história, por ser uma matéria que sempre gostei, pesquisei qual o melhor autor e comprei seu volume único para o ensino médio. Dessa forma, em 1 ano estudei todo o conteúdo de história do ensino médio.

Independente do material que você for utilizar, resolva sempre muitas questões, afinal o que vai decidir a sua aprovação é o número de questões que você marcou certo, então tenha certeza de chegar no dia da prova sabendo que resolver aquilo é a sua atual especialidade. light saber

O seu plano depende do seu objetivo e do conhecimento que você já tem.

Pré-Iteano
Monitor
Monitor

Mensagem por Diaz em Sex Set 23 2016, 18:57

Para mim, depende do curso que você quer. Exemplo se for Med. livros diferente de química e bio são bem vindos já de Mat. e Hist. não se fazem tão necessários. Mas o essencial mesmo é resolver questões e as provas anteriores Very Happy

Diaz
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por VioletChachki em Sex Set 23 2016, 20:31

Diaz escreveu:Para mim, depende do curso que você quer. Exemplo se for Med. livros diferente de química e bio são bem vindos já de Mat. e Hist. não se fazem tão necessários. Mas o essencial mesmo é resolver questões e as provas anteriores Very Happy

Diaz, dia desses tava lendo o tópico do desempenho do ENEM.. Você conseguiu 750 pontos com 32 acertos? teve algum critério lógico na resolução da prova? essa nota foi muito alta.. ainda mais pelo numero de acertos.. tipo, meu sonho haha

VioletChachki
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagem por VioletChachki em Sex Set 23 2016, 20:36

Pré-Iteano escreveu:Deve-se aproveitar ao máximo aquilo que está ao seu alcance. É mais válido ter poucos livros - ao menos um por matéria - e ter sugado até a última gota de conhecimento que os mesmos tem a lhe proporcionar, do que ter livros em excesso e não ter tempo para ler todos, isso te deixará menos confiante.

Quando estudei para o ENEM, por exemplo, usei o volume único da Sônia Lopes por três motivos: queria aprender em 1 ano todo o conteúdo de biologia, gostava e tinha facilidade com o assunto e eu não queria medicina, mas engenharia. E isso foi o bastante pra mim.

Da mesma forma fiz com história, por ser uma matéria que sempre gostei, pesquisei qual o melhor autor e comprei seu volume único para o ensino médio. Dessa forma, em 1 ano estudei todo o conteúdo de história do ensino médio.

Independente do material que você for utilizar, resolva sempre muitas questões, afinal o que vai decidir a sua aprovação é o número de questões que você marcou certo, então tenha certeza de chegar no dia da prova sabendo que resolver aquilo é a sua atual especialidade. light saber

Gostei da dica... Isso do estudo pela área do curso é pelo vestibular, pelo curso ou por ambos? No meu caso, meu curso na faculdade que quero tem peso único pra todas as áreas..

VioletChachki
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagem por Diaz em Sex Set 23 2016, 20:41

Isso em qual prova? Nem lembro mais hahaha

Mas cara, sério. Minha prova tava muito lógica, exemplo acertar as mas fáceis e errar as mais hards. Menos matemática, matemática consegui errar as mais fáceis e acertar as mais difíceis. Lembro que acertei 130, mas essas questões foram muito bem distribuídas, entre as 4 provas.

No Enem sorte equilíbrio entre as provas ajudam bastante.

Diaz
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por VioletChachki em Sex Set 23 2016, 20:44

Diaz escreveu:Isso em qual prova? Nem lembro mais hahaha

Mas cara, sério. Minha prova tava muito lógica, exemplo acertar as mas fáceis e errar as mais hards. Menos matemática, matemática consegui errar as mais fáceis e acertar as mais difíceis. Lembro que acertei 130, mas essas questões foram muito bem distribuídas, entre as 4 provas.

No Enem sorte equilíbrio entre as provas ajudam bastante.
na prova de Natureza do ENEM 2015

VioletChachki
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagem por Pré-Iteano em Sex Set 23 2016, 22:57

VioletChachki escreveu:
Pré-Iteano escreveu:Deve-se aproveitar ao máximo aquilo que está ao seu alcance. É mais válido ter poucos livros - ao menos um por matéria - e ter sugado até a última gota de conhecimento que os mesmos tem a lhe proporcionar, do que ter livros em excesso e não ter tempo para ler todos, isso te deixará menos confiante.

Gostei da dica... Isso do estudo pela área do curso é pelo vestibular, pelo curso ou por ambos? No meu caso, meu curso na faculdade que quero tem peso único pra todas as áreas..

Normalmente nas federais os pesos são de acordo com o curso. O meu plano foi com relação à UFRGS.

Pré-Iteano
Monitor
Monitor

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: