Olá companheiro de fórum!

- queira, por favor, ler os regulamentos e postar de acôrdo com eles.

- observe que existem diversas seções e coloque sua questão no local correto.

- abra um tópico para cada questão - uma questão por tópico

Seja bem vindo!

(Fuvest) Pilhas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

(Fuvest) Pilhas

Mensagem por dani1801 em Dom Set 18 2016, 19:13

Três metais foram acrescentados a soluções aquosas de nitratos metálicos, de mesma concentração, conforme indicado na tabela. O cruzamento de uma linha com uma coluna representa um experimento. Um retângulo escurecido indica que o experimento não foi realizado; o sinal (−) indica que não ocorreu reação e o sinal (+) indica que houve dissolução do metal acrescentado e precipitação do metal que estava na forma de nitrato.

Cada um dos metais citados, mergulhado na solução aquosa de concentração 0,1 mol/L de seu nitrato, é um eletrodo, representado por Me|Me2 + , onde Me indica o metal e Me2 + , o cátion de seu nitrato. A associação de dois desses eletrodos constitui uma pilha. A pilha com maior diferença de potencial elétrico e polaridade correta de seus eletrodos, determinada com um voltímetro, é a representada por

a) Cd    -      Cd 2+  ll     Pb2+     +    Pb

Estou até conseguindo enxergar que Cd é mais reativo e Pb menos, mas o que isso poderia influenciar na resposta?

Por exemplo, por que Cd oxida e Pb reduz e não vice e versa, já que ocorre precipitação do metal que estava na forma de nitrato? (No caso Co e Pb)?

dani1801
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Re: (Fuvest) Pilhas

Mensagem por Luan Henrique Silva Melo em Dom Set 18 2016, 19:31

Observando-se a tabela nota-se que o metal mais reativo é o Cd (menor Eredução), pois desloca os íons de Co (II) e Pb (II) das soluções. Já o metal menos reativo é o Pb (maior Eredução), pois não consegue deslocar os íons de Cd (II) e Co (II) das soluções. Logo, a pilha com maior diferença de potencial terá os seguintes pólos: • pólo (−): Cd/Cd2 + ; • pólo (+): Pb /Pb

Luan Henrique Silva Melo
Padawan
Padawan

Re: (Fuvest) Pilhas

Mensagem por dani1801 em Dom Set 18 2016, 19:33

Obrigada!!

dani1801
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: