Olá companheiro de fórum!

- queira, por favor, ler os regulamentos e postar de acôrdo com eles.

- observe que existem diversas seções e coloque sua questão no local correto.

- abra um tópico para cada questão - uma questão por tópico

Seja bem vindo!

Dicas para a OBM e OBF

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dicas para a OBM e OBF

Mensagem por José Ricardo dos Santos em Sab Set 17 2016, 14:42

Relembrando a primeira mensagem :

Boa tarde, galera,
Eu quero ter um grande aprofundamento em matemática, como por exemplo, terminar os livros do Iezzi ou Aref, depois ficou fazendo o Lidski, e então caio pras matérias do site do POTI, e finalmente, faz as provas anteriores, sabendo que eu já saí do ensino médio. É melhor fazer as provas anteriores de todos os níveis? Tanto do fundamental e do ensino médio até o terceiro ano? (Digo, nível 1,2 e 3)?
Desde já agradeço pelas respostas.
Um abraço a todos.

Última edição por José Ricardo dos Santos em Seg Set 19 2016, 18:49, editado 5 vez(es)

José Ricardo dos Santos
Estrela Dourada
Estrela Dourada

https://plus.google.com/u/0/110157202619661128403/about/p/pub

Re: Dicas para a OBM e OBF

Mensagem por Matemathiago em Seg Set 19 2016, 19:01

José Ricardo dos Santos escreveu:Muito obrigado pelo apoio, galera!
 Gostaria de saber uma coisa. Eu tenho a obrigação de fazer as provas anteriores de todos os níveis para poder tirar um ouro na OBM e OBF? É o recomendável?

Como a OBM, por exemplo, não tem um conteúdo programático fixo, o melhor modo de praticar é refazendo as provas anteriores.

Não precisa fazer de todos os níveis, mas é uma questão de evolução. Caso você faça a prova do nível 1 e acerte praticamente tudo, não há mais a necessidade de você fazer provas desse nível. Agora se você já começar a ter dificuldade em algumas questões do nível 2, o ideal é simular outras provas desse nível antes de entrar de fato no 3, pois assim fará uma espécie de degraus em relação ao índice de dificuldade de cada prova.

Aliás, várias questões do nível 2 são cobradas de maneira idêntica no nível 3, portanto, prezar por uma base maior antes de iniciar o nível 3 dará uma segurança maior na hora da resolução das questões posteriores.

Matemathiago
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por José Ricardo dos Santos em Seg Set 19 2016, 19:15

Matemathiago escreveu:
José Ricardo dos Santos escreveu:Muito obrigado pelo apoio, galera!
 Gostaria de saber uma coisa. Eu tenho a obrigação de fazer as provas anteriores de todos os níveis para poder tirar um ouro na OBM e OBF? É o recomendável?

Como a OBM, por exemplo, não tem um conteúdo programático fixo, o melhor modo de praticar é refazendo as provas anteriores.

Não precisa fazer de todos os níveis, mas é uma questão de evolução. Caso você faça a prova do nível 1 e acerte praticamente tudo, não há mais a necessidade de você fazer provas desse nível. Agora se você já começar a ter dificuldade em algumas questões do nível 2, o ideal é simular outras provas desse nível antes de entrar de fato no 3, pois assim fará uma espécie de degraus em relação ao índice de dificuldade de cada prova.

Aliás, várias questões do nível 2 são cobradas de maneira idêntica no nível 3, portanto, prezar por uma base maior antes de iniciar o nível 3 dará uma segurança maior na hora da resolução das questões posteriores.
Consegui entender perfeitamente. Muito obrigado, Thiago!

José Ricardo dos Santos
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagem por Convidado em Seg Set 19 2016, 19:18

Nunca ganhei uma medalha na olímpiada, só ano passado eu passei pra segunda fase na oitava serie. bOA sorte pra voce. quando ganhar a medalha tira uma foto e posta ela. valeu!

Convidado
Convidado

Mensagem por José Ricardo dos Santos em Seg Set 19 2016, 19:25

InocencioHildebrandoCeara escreveu:Nunca ganhei uma medalha na olímpiada, só ano passado eu passei pra segunda fase na oitava serie. bOA sorte pra voce. quando ganhar a medalha tira uma foto e posta ela. valeu!

Muito obrigado, Inocêncio. Acredito que você consegue também, é só estudar para a OBMEP e OBFEP que você consegue. Pense bem, você tem mais três anos para estudar para essas olimpíadas, esse tempo é tempo suficiente para poder tirar ouro nas olimpíadas, e ir para a IMO e para a IphO. Depois posta na seção "depoimentos" falando sobre isso futuramente, eu ficaria muito orgulhoso.

Um abraço.

José Ricardo dos Santos
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagem por Convidado em Seg Set 19 2016, 19:50

Minha meta não é olimpíada, mas só aprender. Um militar não se faz por medalhas, mas sim por atos. Soube que teve um ex-militar alemão que fez grandes atos mas não ganhou medalha por causa de seus superiores, mas mesmo assim mudou o mundo. Quando vocÊ ganhar, tente fazer iguais os atletas: andar no carro dos bombeiros. Isso deve ser bem legal.

Convidado
Convidado

Mensagem por José Ricardo dos Santos em Seg Set 19 2016, 19:57

InocencioHildebrandoCeara escreveu:Minha meta não é olimpíada, mas só aprender. Um militar não se faz por medalhas, mas sim por atos. Soube que teve um ex-militar alemão que fez grandes atos mas não ganhou medalha por causa de seus superiores, mas mesmo assim mudou o mundo. Quando vocÊ ganhar, tente fazer iguais os atletas: andar no carro dos bombeiros. Isso deve ser bem legal.
Você está certo. quantos militares, bombeiros, policiais salvam vidas pro aí, mas não ganham medalhas. E sim, eu farei o que você falou, não só ser estudioso, mas acima de tudo, humilde.

Um abraço e uma ótima noite.

José Ricardo dos Santos
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagem por José Ricardo dos Santos em Ter Set 20 2016, 13:16

Galera, quais livros que vocês usam para a OBF, Tipler oiu Hasnick-Halliday? E qual é o melhor para eu começar a estudar para a OBF a partir de novembro?

José Ricardo dos Santos
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagem por José Ricardo dos Santos em Ter Set 20 2016, 13:33

E quanto tempo você gastam com cada prova da OBM e cada prova da OBF? Se preparando desde novembro, é um tempo bom? Eu tenho que usar o livro do Lidski e acompanhar as aulas do POTI, também, ou primeiro eu vou de Lidski para ir depois para o POTI? 

José Ricardo dos Santos
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagem por Willian Honorio em Ter Set 20 2016, 20:16

Ai vai de você cara, acho importante dominar o básico primeiro pra depois ir pro ''avançado'', sei que esse Lidski é livro pra aprofundamento e se você não souber o básico você vai se perder estudando por ele. O tempo de prova é o que basicamente todos fazem aqui, da uma olhada no site e vê quanto tempo eles disponibilizam pra prova e tenta fazer nesse tempo, não esquecendo de incluir o tempo do preenchimento do gabarito. E quanto mais cedo se preparar melhor .

Willian Honorio
Jedi
Jedi

Mensagem por José Ricardo dos Santos em Qua Set 21 2016, 12:35

Willian Honorio escreveu:Ai vai de você cara, acho importante dominar o básico primeiro pra depois ir pro ''avançado'', sei que esse Lidski é livro pra aprofundamento e se você não souber o básico você vai se perder estudando por ele. O tempo de prova é o que basicamente todos fazem aqui, da uma olhada no site e vê quanto tempo eles disponibilizam pra prova e tenta fazer nesse tempo, não esquecendo de incluir o tempo do preenchimento do gabarito. E quanto mais cedo se preparar melhor .
Te entendi perfeitamente, William. Mas vamos supor que eu já tivesse terminado os livros do Iezzi ou Aref. o recomendável seria estudando o livro do Lidski, e também eu poderia acompanhar as aulas do POTI?

José Ricardo dos Santos
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagem por José Ricardo dos Santos em Ter Set 27 2016, 14:11

Boa tarde, galera,

Pra eu em preparar desde novembro, o que é mais recomendado, usar o Halliday-Resnick ou uar o Tipler?

José Ricardo dos Santos
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: