Olá companheiro de fórum!

- queira, por favor, ler os regulamentos e postar de acôrdo com eles.

- observe que existem diversas seções e coloque sua questão no local correto.

- abra um tópico para cada questão - uma questão por tópico

Seja bem vindo!

(PUC) Mineração

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

(PUC) Mineração

Mensagem por José Ricardo dos Santos em Qua Set 14 2016, 19:15

(PUC) Afirmativas:
I - A exploração do ouro no Brasil, no século XVIII, serviu para retirar a economia portuguesa da estagnação e significou alterações sensíveis na estrutura das relações da colônia com os outros países europeus.
II - Ao contrário do que se deu na atividade agrícola, a mineração no Brasil, foi submetida, desde o início de sua exploração, a rigorosa regulamentação da metrópole,
III - A população que se instala na região das minas estava concentrada em núcleos urbanos, provocando o crescimento de inúmeros serviços urbanos e diversificando as atividades.
São verdadeiras:
a) I, II e III
b) I e II
c) I e III
d) II e III
e) Apenas a I

Minha resposta:
A. Acertei?

José Ricardo dos Santos
Estrela Dourada
Estrela Dourada

https://plus.google.com/u/0/110157202619661128403/about/p/pub

Re: (PUC) Mineração

Mensagem por APSmed em Qui Out 20 2016, 21:58

Eu marcaria C.   Dizer que desde o começo foi fiscalizado é muito forte. Se pensarmos que quando foi achado os primeiros, o governo não ficou sabendo de imediato, então demorou um tempo pra saber e pra criar as devidas medidas e cobranças, que não estavam prontas, e precisavam ainda ser criadas.

APSmed
Jedi
Jedi

Mensagem por Euclides em Qui Out 20 2016, 22:38

item I escreveu: e significou alterações sensíveis na estrutura das relações da colônia com os outros países europeus.
até 1808 (sec. XIX) a Colônia era proibida de quaisquer relações que não fossem com a metrópole.

assim só resta a d) como opção.

Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.

Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagem por hugo araujo em Qui Out 20 2016, 23:00

Euclides escreveu:
item I escreveu: e significou alterações sensíveis na estrutura das relações da colônia com os outros países europeus.
até 1808 (sec. XIX) a Colônia era proibida de quaisquer relações que não fossem com a metrópole.

assim só resta a d) como opção.

Completando a informação do Euclides, sabemos que o ciclo do ouro ocorre um pouco antes do início do governo iluminista pombaliano. Nesse período o Brasil ainda era colônia de Portugal e estava submetido aos arrochos do pacto colonial, o qual mantinha a colônia em um regime de exclusividade comercial. No entanto, todo ouro brasileiro ou tinha como destino as igrejas portuguesas ou os cofres Ingleses devido o forte comércio bilateral entre Portugal e Inglaterra (manufaturas inglesas  <--> ouro brasileiro). O Pacto colonial só acaba em 1808 com a declaração da abertura dos portos para as nações amigas feita por por Dom João VI, o mesmo estava fugindo com sua corte de Napoleão Bonaparte por ter desrespeitado o bloqueio continental decretado pelo imperador francês.

No entanto, eu não concordo com a afirmativa II dessa questão. Inicialmente a atividade mineradora era pouco controlada pelos portuguesas, a vinda do Marquês de Pombal foi exatamente para regulamentar esse setor. Não podemos esquecer que as minas de ouro foram descobertas pelos paulistas bandeirantes e posteriormente dominadas pelos portugueses através dos conflitos que ficaram conhecidos como guerra dos emboabas.

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagem por APSmed em Sex Out 21 2016, 10:19

Não acho que possa ser a D. 
Aceitei a I como verdadeira, porque como ele disse que foi uma relação sensível, mesmo sabendo que não podia haver relações, existia mesmo assim. No período colonial a Holanda foi parceira no ciclo do açucar, Inglaterra sempre presente e com o ouro, pessoas de outras nacionalidades podem ter vindo ao BR.

APSmed
Jedi
Jedi

Mensagem por hugo araujo em Sex Out 21 2016, 10:51

APSmed escreveu:Não acho que possa ser a D. 
Aceitei a I como verdadeira, porque como ele disse que foi uma relação sensível, mesmo sabendo que não podia haver relações, existia mesmo assim. No período colonial a Holanda foi parceira no ciclo do açucar, Inglaterra sempre presente e com o ouro, pessoas de outras nacionalidades podem ter vindo ao BR.

Cuidado, pois a afirmação diz, ''...significou alterações sensíveis na estrutura das relações da colônia com os outros países europeus.''

Enquanto existir o pacto colonial, a colônia será privada de qualquer liberdade comercial. 

Essas relações que você citou, com a Holanda e com a Inglaterra, são diretamente com a metrópole. 

Cuidado com a divisão internacional do Trabalho, esse é o primeiro estágio do capitalismo.

A hierarquia era, portanto, Colônia < Metrópole.

Na segunda fase fica, Países industrializados > países fornecedores de matéria prima (neocolonização).

Na terceira fase, países que produzem tecnologia (capital financeiro/ especulativo) > países que não produzem tecnologias (capital econômico/ produtivo). 

Já se fala em uma quarta fase, Países que dominam as tecnologias da informação > países que não dominam as tecnologias da informação. 

Não detalhei as consequências de cada fase, só estou esboçando as suas divisões.

Última edição por hugo araujo em Sex Out 21 2016, 11:09, editado 1 vez(es)

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagem por APSmed em Sex Out 21 2016, 11:05

Pura verdade. 
Qual a alternativa certa para você ?

APSmed
Jedi
Jedi

Mensagem por hugo araujo em Sex Out 21 2016, 11:07

Nem uma, na minha opinião somente a afirmação III está correta.

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: