(EsPCEx 2005) Intercâmbio comercial da Europa

Ir em baixo

(EsPCEx 2005) Intercâmbio comercial da Europa Empty (EsPCEx 2005) Intercâmbio comercial da Europa

Mensagem por Convidado em Ter 13 Set 2016, 17:38

“A busca de novas mercadorias provocou o aparecimento das especiarias, que vinham das Índias. Os mercadores organizavam caravanas e as transportavam até Constantinopla... onde eram apanhadas pelos navegantes italianos... que as distribuíam no mercado europeu.” (FROTA, Guilherme de Andréa. Panorama da História do Brasil-Rio de Janeiro: Detalhes, 1987.)
Um acontecimento ocorrido na metade do século XV praticamente interrompeu o intercâmbio comercial da Europa com o Oriente, forçando a busca de uma nova rota comercial com as Índias. Esse fato foi o (a):
a) estabelecimento dos turcos em Constantinopla, transformada em sua capital, provocando a ruína do comércio mediterrâneo.
b) conquista de Jerusalém pelo sultão Saladino, interrompendo as rotas terrestres que das Índias demandavam à Constantinopla.
c) domínio muçulmano da Sicília, da Córsega e da Sardenha, bloqueando o Mediterrâneo à navegação e ao comércio europeu.
d) peste negra, que assolou a Europa e praticamente extinguiu a classe dos mercadores, privando o mercado europeu do comércio com o Oriente.

e) aliança entre gregos e egípcios, que passou a dominar o Mediterrâneo, impedindo o comércio de genoveses e venezianos com Constantinopla.

Minha resposta:
c

Gostaria de saber se a minha resposta está correta.

Um abraço a todos Very Happy

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

(EsPCEx 2005) Intercâmbio comercial da Europa Empty Re: (EsPCEx 2005) Intercâmbio comercial da Europa

Mensagem por AleeZl em Qui 29 Set 2016, 18:20

Resposta A,

A chegada dos Turcos nessa parte do Oriente Médio dificultou o comércio tanto vindo da Ásia para Europa como do contrário, pois se o povo que agora vivia por ali não recebia, não tinha porquê deixar o comércio fluir sem cobrar pesadas taxas, literalmente [tipo quando você vai no supermercado hoje e volta no outro dia e tá custando 10x mais caro, você prefere ir em outro mercado do que comprar o absurdo]. Tal impedimento que levou os países europeus a desbravarem os mares, como Portugal, contornando a África.

O que há de errado na C?
A C aconteceu, porém, tempos antes do comércio das especiarias, nos tempos do Feudalismo, pois o fechamento do mediterrâneo pelos muçulmanos favoreceu o feudalismo devido ao corte de relações Europa-Ásia.

Bons estudos!
AleeZl
AleeZl
Jedi
Jedi

Mensagens : 355
Data de inscrição : 12/09/2015
Idade : 22
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum