Olá companheiro de fórum!



- queira, por favor, ler os regulamentos e postar de acôrdo com eles.


- observe que existem diversas seções e coloque sua questão no local correto.


- abra um tópico para cada questão - uma questão por tópico

Seja bem vindo!

Enem PPL - 2013

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Enem PPL - 2013

Mensagem por hugo araujo em Dom Set 04 2016, 11:51

À medida que se expira sobre uma solução de azul de bromotimol e hidróxido de sódio (NaOH), sua coloração azul característica vai se alterando. O azul de bromotimol é um indicador ácido-base que adquire cor azul em pH básico, verde em pH neutro e amarela em pH ácido. O gás carbônico (CO2) expirado reage com a água presente na solução (H2O), produzindo ácido carbônico (H2CO3). Este pode reagir com o NaOH da solução inicial, produzindo bicarbonato de sódio (NaHCO3):

CO2 + H2O → H2CO3
H2CO3 + NaOH → NaHCO3 + H20

O que a pessoa irá observar à medida que expira no recipiente contendo essa solução?

A) A solução mudará de cor, de azul para verde, e, em seguida, de verde para amarelo. Com o acréscimo de ácido carbônico, o pH da solução irá reduzir até tornar-se neutro. Em seguida, um excesso de ácido carbônico tornará o pH da solução ácido.

B) A solução somente terá sua cor alterada de azul para amarelo, pois será formado um excesso de ácido carbônico no recipiente, o que reduzirá bruscamente o pH da solução.

C) A cor da solução não será alterada com o acréscimo de ácido carbônico. Isso porque o meio é inicialmente neutro e a presença de ácido carbônico não produzirá nenhuma mudança no pH da solução.

D )A solução mudará de azul para verde e, em seguida, de verde para azul. Isso ocorrerá em função da neutralização de um meio inicialmente básico acompanhado de um aumento de pH na solução, à medida que ácido carbônico é adicionado ao meio.

E) A cor da solução alterará de azul para amarelo e, em seguida, de amarelo para verde. Esse comportamento é justificado pelo fato de o ácido carbônico reduzir bruscamente o pH da solução e depois ser neutralizado pelo restante de NaOH presente no meio.

Gabarito :
Letra A. Porque não é a letra E? Eu interpretei assim, a medida que CO2 entra em contato com a solução forma-se H2CO3 e isso, consequentemente, reduz o pH. Em seguida, o H2CO3 reage com o NaOH neutralizando a solução. Qual é o meu erro ?

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1479
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 21
Localização : Araçuaí, MG

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Enem PPL - 2013

Mensagem por Tiago de Souza em Seg Set 05 2016, 00:11

Para que ele passe de um Ph base para um Ph ácido, ele necessariamente passa pelo Ph neutro, seria como contar de 14 ate 0 pulando o 7, mesmo que por algum motivo o H2CO3 não reagisse instantaneamente com o NaOH e a reação ficasse ácida por um tempo, e após a reação ela ficasse neutra, primeiramente para chegar ao Ph de acido a partir de um Ph básico, a substancia necessariamente passou pelo Ph neutro.

Tiago de Souza
iniciante

Mensagens : 10
Data de inscrição : 22/04/2016
Idade : 16
Localização : Sobradinho, Distrito Federal, Brasil.

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Enem PPL - 2013

Mensagem por hugo araujo em Seg Set 05 2016, 19:48

Obrigado Tiago.

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1479
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 21
Localização : Araçuaí, MG

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum