PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(ENEM) Brisa marítima

Ir para baixo

(ENEM) Brisa marítima Empty (ENEM) Brisa marítima

Mensagem por Convidado Qui 18 Ago 2016, 20:22

Numa área de praia, a brisa marítima é uma consequência da diferença no tempo de aquecimento do solo e da água, apesar de ambos estarem submetidos às mesmas condições de irradiação solar. No local (solo) que se aquece mais rapidamente, o ar fica mais quente e sobe, deixando uma área de baixa pressão, provocando o deslocamento do ar da superfície que está mais fria (mar).
(ENEM) Brisa marítima Resumo-fisica-trans-calor-02
À noite, ocorre um processo inverso ao que se verifica durante o dia.
Como a água leva mais tempo para esquentar (de dia), mas também leva mais tempo para esfriar (à noite), o fenômeno noturno (brisa terrestre) pode ser explicado da seguinte maneira:
 
a) O ar que está sobre a água se aquece mais; ao subir, deixa uma área de baixa pressão, causando um deslocamento de ar do continente para o mar.
b) O ar mais quente desce e se desloca do continente para a água, a qual não conseguiu reter calor durante o dia.
c) O ar que está sobre o mar se esfria e dissolve-se na água; forma-se, assim, um centro de baixa pressão, que atrai o ar quente do continente.
d) O ar que está sobre a água se esfria, criando um centro de alta pressão que atrai massas de ar continental.
e) O ar sobre o solo, mais quente, é deslocado para o mar, equilibrando a baixa temperatura do ar que está sobre o mar.
Gabarito:
Desde já agradeço.


Última edição por José Ricardo dos Santos em Qui 18 Ago 2016, 20:36, editado 1 vez(es)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

(ENEM) Brisa marítima Empty Re: (ENEM) Brisa marítima

Mensagem por Euclides Qui 18 Ago 2016, 20:28

O fenômeno é inverso e uma leitura atenta do enunciado teria resolvido:

enunciado escreveu:No local (solo) que se aquece mais rapidamente, o ar fica mais quente e sobe, deixando uma área de baixa pressão, provocando o deslocamento do ar da superfície que está mais fria (mar).
Está claro que "ar quente não desce..."

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

(ENEM) Brisa marítima Empty Re: (ENEM) Brisa marítima

Mensagem por Convidado Qui 18 Ago 2016, 20:30

Tem razão, mestre. Isso foi falta de atenção, porque o ar quente é menos denso que o ar frio.
Obrigado.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

(ENEM) Brisa marítima Empty Re: (ENEM) Brisa marítima

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos