PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Escola com ou sem partido - ENEM

2 participantes

Ir para baixo

Escola com ou sem partido - ENEM Empty Escola com ou sem partido - ENEM

Mensagem por WAlves Qui 11 Ago 2016, 14:53

Tema: Escola com ou sem partido?



[size=32]Escola com debates, bom ou ótimo?[/size]
 
                O grande debate envolvendo a forma de como as escolas influenciam na escolha ideológica dos alunos nunca foi debatida como atualmente, e com isso observa-se que não são apenas as escolas que determinam a forma de pensar de seus alunos. O novo projeto de lei que impõe as escolas e aos professores ensinar com total neutralidade foi quem trouxe à tona a discussão e é interpretado por muitos como uma forma de censura aos professores.
                Desde o nascimento, os seres humanos são influenciados, e ao longo dos anos, vai desenvolvendo seu caráter e sua forma de ver o mundo sob a influência de: religião, seus pais, amigos, e pessoas ao redor. É juntando as visões de mundo que obteve ao longo de sua existência que o ser humano define o que é certo, errado, correto e incorreto.
                Como ensinar escravidão sem tomar partido? Acima de tudo professores são cidadãos com ideais políticos e religiosos. Com temas delicados em foco como conseguir ser neutro? Escolhas ideológicas são feitas o tempo todo, e censurar a forma de como os professores pensam e ensinam podem causar grande prejuízo intelectual aos alunos, pois ao se tratar de certos assuntos vários ideais tem de ser discutidos, uma escola que apenas expõe mas não debate, cria cidadãos sem pensamento crítico, e muitas vezes dentro da sala de aula, debates com professores podem ser de grande valor para os alunos, pois além de ser um incentivo a pesquisa, os discentes desenvolvem e aprendem formas de argumentar.
                É dever das escolas proporcionar um ambiente altamente democrático dentro das suas dependências, com pluralidade de ideias e respeito mútuo, valores esses que podem ser impulsionados e melhorados com o incentivo ao debate dentro e fora das escolas de forma organizada e supervisionada por pais e docentes proporcionando à população a imagem que a escola deve ter de instituição democrática e plural, que não impõe ideologias aos seus alunos e que respeita ideais alheios.  

WAlves
Iniciante

Mensagens : 6
Data de inscrição : 26/01/2016
Idade : 25
Localização : Patrocínio, MG, BRA

Ir para o topo Ir para baixo

Escola com ou sem partido - ENEM Empty Re: Escola com ou sem partido - ENEM

Mensagem por Diego A Ter 30 Ago 2016, 13:12

Escola com debates, bom ou ótimo?
 
O grande debate envolvendo a forma de como as escolas influenciam na escolha ideológica dos alunos nunca foi debatida como atualmente [tópico], e com isso observa-se que [Contudo, ] não são apenas as escolas que determinam a forma de pensar de seus alunos [tese]. O novo projeto de lei que impõe as escolas e aos professores ensinar com total neutralidade foi quem trouxe à tona a discussão e é interpretado por muitos como uma forma de censura aos professores. [problematização] [1]

Desde o nascimento, os seres humanos são influenciados, e ao longo dos anos, vai desenvolvendo seu caráter e sua forma de ver o mundo sob a influência de [da]: religião, [de] seus pais, [dos] amigos, [das] e pessoas ao redor [tópico]. É juntando as visões de mundo que obteve ao longo de sua existência que o ser humano define o que é certo, errado, correto e incorreto. [desenvolvimento] [2]

Como ensinar escravidão sem tomar partido? Acima de tudo[,] professores são cidadãos com ideais políticos e religiosos [tópico]. Com temas delicados em foco[,] como conseguir ser neutro [tópico]? Escolhas ideológicas são feitas o tempo todo, e censurar a forma de como os professores pensam e ensinam podem causar grande prejuízo intelectual aos alunos, pois ao se tratar de certos assuntos vários ideais tem de ser discutidos, uma escola que apenas expõe [expor] mas não debate[r], cria cidadãos sem pensamento crítico, e muitas vezes dentro da sala de aula, [. Desta forma, os] debates com professores podem ser [são] de grande valor para os alunos, pois [pois, ] além de ser um incentivo a pesquisa, os discentes desenvolvem e aprendem formas de argumentar.

É dever das escolas proporcionar um ambiente altamente democrático dentro das suas dependências, com pluralidade de ideias e respeito mútuo, [. Os ...] valores esses que podem ser impulsionados e melhorados com o incentivo ao debate dentro e fora das escolas de forma organizada e supervisionada por pais e docentes [. Tais medidas visam ] proporcionando à população a imagem que a escola deve ter de instituição democrática e plural, que não impõe ideologias aos seus alunos e que respeita ideais alheios. [3][4]

____________________________
[1] Seu parágrafo está repetitivo, tentei marcar os argumentos nele, mas mesmo assim a construção não ficou legal, o bom é que você o reescreva
[2] Argumentação insuficiente. Sem relações causa-consequência, fato-consequência. Sem fechamento de parágrafo
[3] Período redundante
[4] O PL deve ser barrado então? Quais outras medidas podem ter efeitos que não causem a censura do professor?

*Sua tese foi discutida no segundo parágrafo, no qual você coloca que a família, os amigos e a "igreja" constroem o caráter dum cidadão. Mas, então, por que não deixar que somente esses lugares sejam lugares de debate e deixar a escola fora disso? Seu texto consegue responder a essa pergunta?

Para seguir com a REESCRITA responda às seguintes perguntas:

1) Procure responder as seguintes perguntas:

A introdução pode ser feita a partir da seguinte pergunta em
relação ao tema:
- “O que eu penso sobre isso?”

O desenvolvimento pode ser obtido por meio das perguntas:
- “Como posso provar isso?”
- “Quais as causas disso?”
- “Quais as consequências disso?”
- “Como isso acontece?”, “De que forma posso realizar isso?”.

As perguntas da conclusão são:
- "Que lição pode ser tirada disso?"
– "Como resumir a solução para esse problema?"

2) Selecione os argumentos que eu marquei no seu texto EM SUBLINHADO e escreva os desdobramentos, ou seja, as consequências advindas de tais fatos

3) Refaça sua conclusão


Última edição por Diego Matheus em Ter 30 Ago 2016, 13:17, editado 1 vez(es)
Diego A
Diego A
Monitor
Monitor

Mensagens : 1398
Data de inscrição : 20/04/2016
Idade : 28
Localização : Cascavel - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Escola com ou sem partido - ENEM Empty Re: Escola com ou sem partido - ENEM

Mensagem por Diego A Ter 30 Ago 2016, 13:16

Tema: 80 pts
Sobre o critério: Desenvolve de forma mediana o tema a partir de argumentos do senso comum ou apresenta domínio precário do tipo textual dissertativo-argumentativo.

Argumentação: 120 pts
Sobre o critério: Apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto, porém pouco organizados e relacionados de forma pouco consistente em defesa de seu ponto de vista.

Coesão: 80 pts
Sobre o critério: Articula as partes do texto, porém com muitas inadequações na utilização dos recursos coesivos.

Conclusão/Solução: 80 pts
Sobre o critério: Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema mas pouco articulada à discussão desenvolvida no texto.

Norma: 80 pts
Sobre o critério: Demonstra domínio mediano da norma padrão, apresentando muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.

Pontuação de 1000 pontos possíveis440

____________________________________________
*Se sua dúvida foi solucionada, marque o tópico como resolvido e agradeça quem ajudou.
*Não crie novo tópico para questão existente, comente junto dessa. (V)
*O enunciado da questão deve ser digitado. Também não são permitidos links externos para o enunciado e/ou para a resolução. (IX e X)

"A liberdade, se é que significa alguma coisa, significa o nosso direito de dizer às pessoas o que não querem ouvir."

Discussões no PiR2: Sexualidade - Foucault // Vias filosóficas
Diego A
Diego A
Monitor
Monitor

Mensagens : 1398
Data de inscrição : 20/04/2016
Idade : 28
Localização : Cascavel - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Escola com ou sem partido - ENEM Empty Re: Escola com ou sem partido - ENEM

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos