PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Humanização do atendimento de saúde no Brasil

2 participantes

Ir para baixo

Humanização do atendimento de saúde no Brasil Empty Humanização do atendimento de saúde no Brasil

Mensagem por MylenaScience Seg 11 Jul 2016, 21:57

Redação estilo ENEM


A Idade Moderna foi um período de profundos avanços em diversos ramos da ciência, dentre eles a Medicina. O corpo humano deixou de ser algo inescrutável e, com isso, surgiram diversos médicos, muitos deles também filósofos e engajados com questões humanas, como o suíço Paracelso. Contudo, atualmente, não se percebe semelhante humanização dos médicos no Brasil, os quais, muitas vezes, prezam a técnica em detrimento da ética em seus atendimentos, fato que configura um grave problema social.
Como forma de atestar esse fato, pode-se apontar a frequência de reclamações em relação à maneira ríspida com que muitos médicos noticiam um falecimento. Essa frieza e despreparo dos profissionais ao tratar de assuntos delicados podem tornar o momento ainda mais difícil para os familiares. Uma constante causa para esse comportamento é o desejo do médico de não se envolver em demasia com seus pacientes. Contudo, muitas vezes, o distanciamento profissional transforma-se em indiferença ou descaso, sentimentos inconcebíveis, visto que, em se tratando de pessoas, as quais possuem medos e expectativas, o mínimo que se espera do médico é humanidade.
Outra comprovação do problema é a alta porcentagem de pessoas que pioram o quadro de saúde ou não tem seu problema diagnosticado devido a um mau atendimento do médico. Não raro, durante suas conversas com o paciente, o profissional deixa de transmitir a sensibilidade necessária ao bem-estar emocional do enfermo. Essa conduta, principalmente quando adotada por médicos que lidam constantemente com o indivíduo, pode resultar em agravamento dos sintomas, desenvolvimento de depressão e ansiedade no doente, fato que compromete a recuperação deste. Além disso, o paciente pode omitir ao médico algumas queixas ou sintomas por se sentir inseguro ou por não ter confiança no profissional, postura que dificulta o diagnóstico.
A partir da reflexão acima referendada, percebe-se a necessidade de uma ação capaz de coibir o problema. Uma medida viável seria a obrigatoriedade estabelecida pelo Governo Federal de todas as faculdades de medicina públicas e privadas incluírem no curso preleções sobre ética e relações com os pacientes. Nessas aulas, os futuros médicos seriam instruídos a noticiar um falecimento de forma adequada e a dialogar com o paciente de forma respeitosa e interessada. Tal medida, já adotada por universidades como USP e Unicamp, deve ser estendida a todos os cursos de medicina do país, os quais devem esperar de seus alunos, além da competência técnica, o desenvolvimento adequado da sensibilidade humanística.
MylenaScience
MylenaScience
Padawan
Padawan

Mensagens : 68
Data de inscrição : 27/06/2016
Idade : 23
Localização : Belo Horizonte-MG-Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Humanização do atendimento de saúde no Brasil Empty Re: Humanização do atendimento de saúde no Brasil

Mensagem por Diego A Seg 25 Jul 2016, 12:11

A Idade Moderna foi um período de profundos avanços em diversos ramos da ciência, dentre eles a Medicina. O corpo humano deixou de ser algo inescrutável e, com isso, surgiram diversos médicos, muitos deles também filósofos e engajados com questões humanas, como o suíço Paracelso. Contudo, atualmente, não se percebe semelhante humanização dos médicos no Brasil [tema], os quais, muitas vezes, prezam a técnica em detrimento da ética em seus atendimentos, fato que configura um grave problema social. [tese]

Como forma de atestar esse fato, pode-se apontar a frequência de reclamações em relação à maneira ríspida com que muitos médicos noticiam um falecimento. Essa frieza e despreparo dos profissionais ao tratar de assuntos delicados podem tornar o momento ainda mais difícil para os familiares [consensual]. Uma constante causa para esse comportamento é o desejo do médico de não se envolver em demasia com seus pacientes [consensual]. Contudo, muitas vezes, o distanciamento profissional transforma-se em indiferença ou descaso, sentimentos inconcebíveis, visto que, em se tratando de pessoas, as quais possuem medos e expectativas, o mínimo que se espera do médico é humanidade. [conclusão] [1]

Outra comprovação do problema é a alta porcentagem de pessoas que pioram o quadro de saúde ou não tem seu problema diagnosticado devido a um mau atendimento do médico [tópico]. Não raro, durante suas conversas com o paciente, o profissional deixa de transmitir a sensibilidade necessária ao bem-estar emocional do enfermo [consensual]. Essa conduta, principalmente quando adotada por médicos que lidam constantemente com o indivíduo, pode resultar em agravamento dos sintomas, desenvolvimento de depressão e ansiedade no doente, fato que compromete a recuperação deste [consequência]. Além disso, o paciente pode omitir ao médico algumas queixas ou sintomas por se sentir inseguro ou por não ter confiança no profissional, postura que dificulta o diagnóstico. [2]

A partir da reflexão acima referendada, [3] percebe-se a necessidade de uma ação capaz de coibir o problema. Uma medida viável seria a obrigatoriedade estabelecida pelo Governo Federal de todas as faculdades de medicina públicas e privadas incluírem no curso preleções sobre ética e relações com os pacientes. Nessas aulas, os futuros médicos seriam instruídos a noticiar um falecimento de forma adequada e a dialogar com o paciente de forma respeitosa e interessada. Tal medida, já adotada por universidades como USP e Unicamp, deve ser estendida a todos os cursos de medicina do país, os quais devem esperar de seus alunos [4], além da competência técnica, o desenvolvimento adequado da sensibilidade humanística. [5]

________________________________
[1] Por mais que seu parágrafo traga exemplos, ele está repetitivo.
[2] Você adicionou uma nova informação no final do seu parágrafo e ela ficou vaga na sua argumentação, quer dizer, não há uma estrutura para ela, visto que também seu parágrafo deveria dar uma conclusão para a discussão empreendida nesse. Então, altere a ordem e faça uma conclusão para o parágrafo.
[3] Não inicie sua conclusão desta maneira. Aqui é necessário uma paráfrase do conteúdo do seu texto, assim você retoma a discussão e dá sustentação para a conclusão.
[4] Poderia ser foco de um dos parágrafos da sua argumentação: "Espera-se que os alunos desenvolvam competências...". Assim na solução não seria necessário que você fizesse essa explicação e poderia afirmar após a sugestão dada: "assim serão formados mais médicos que reconhecem e praticam a ética de atendimentos...".
[5] Sua tese poderia ter sugerido - não dito - que os problemas advém da má formação estudantil, assim sua conclusão estaria melhor articulada a discussão.

*Como sugestão eu diria para você pesquisar algum estudo que tenha sido feito e mostrou possíveis melhoras no quadro dos pacientes que receberam os devidos atendimentos.
*Espero que você faça uma REESCRITA dessa redação.

Tema: 160 pts
Comentário: Conforme argumentação
Sobre o critério: Desenvolve bem o tema a partir de argumentação consistente e apresenta bom domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.

Argumentação: 120 pts
Sobre o critério: Apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto, porém pouco organizados e relacionados de forma pouco consistente em defesa de seu ponto de vista.

Coesão: 160 pts
Sobre o critério: Articula as partes do texto, com poucas inadequações na utilização de recursos coesivos

Conclusão/Solução: 120 pts
Sobre o critério: Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema mas pouco articulada à discussão desenvolvida no texto.

Norma: 200 pts
Sobre o critério: Demonstra excelente domínio da norma padrão, não apresentando ou apresentando escassos desvios gramaticais e de convenções da escrita.

Pontuação de 1000 pontos possíveis760
Diego A
Diego A
Monitor
Monitor

Mensagens : 1398
Data de inscrição : 20/04/2016
Idade : 28
Localização : Cascavel - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Humanização do atendimento de saúde no Brasil Empty Re: Humanização do atendimento de saúde no Brasil

Mensagem por MylenaScience Ter 26 Jul 2016, 17:29

Muito obrigada Diego! Vou reescrever
MylenaScience
MylenaScience
Padawan
Padawan

Mensagens : 68
Data de inscrição : 27/06/2016
Idade : 23
Localização : Belo Horizonte-MG-Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Humanização do atendimento de saúde no Brasil Empty Re: Humanização do atendimento de saúde no Brasil

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos