Olá companheiro de fórum!

- queira, por favor, ler os regulamentos e postar de acôrdo com eles.

- observe que existem diversas seções e coloque sua questão no local correto.

- abra um tópico para cada questão - uma questão por tópico

Seja bem vindo!

PUC-MG/ f.e.m.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

PUC-MG/ f.e.m.

Mensagem por mapll em Sex Jul 01 2016, 18:41

Sejam os seguintes potenciais-padrão de redução:

Consultando os dados acima, verifique quais reações abaixo são espontâneas. A seguir, escolha a opção correta.

Estou cometendo algum erro ao calcular a fem/ddp. Alguém pode corrigir por gentileza? Pegarei como exemplo I.

Mn+²  +  Cd →  Mn  +  Cd+²

Mn= -1,18v (ÂNODO/ OXIDAÇÃO)
Cd= -0,40v (maior potencial de redução :. CÁTODO/ REDUÇÃO)

CÁTODO - ÂNODO=
-0,40 - (-1,18)= +0,78 

O que pelo gabarito está errado, pois era para dar negativo, já que I não é reação espontânea.

mapll
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Re: PUC-MG/ f.e.m.

Mensagem por estraveneca em Sex Jul 01 2016, 21:45

O Mn está ganhando elétrons, portanto, reduzindo. "Decore" um exemplo simples: o oxigênio que é um agente oxidante, reduz. Ele é o quê? Eletronegativo, quer ganhar elétrons. Um macete comumente difundido é "diminuiu, reduziu", "aumentou, oxidou". 

O seu potencial de redução já temos, que é - 1,18. O de oxidação do Cu é + 0,4. O que dá - 0,78. Significa que é preciso dar 0,78 para que essa pilha pense em funcionar, não é espontânea. 

A sua análise está correta, valendo-se de que estamos nos permitindo colocar qualquer um em qualquer situação. Mas o que foi dito é que a reação global É AQUELA. Ele tá te dizendo isso: quero fazer o Mn reduzir e o Cu oxidar e tá te perguntando, isso ocorre naturalmente? O pior de tudo é que eu vi uma questão com um raciocínio assim e pensei em falar naquele tópico lá sobre isso, mas achei que era desnecessário, cheguei até a digitar, mas apaguei. Sempre confira o que eu digo, pois sou apenas estudante como você, mas acho que essas coisas estão corretas mesmo, teria mais medo se fosse eletrólise, que é cheio de pegadinha.

Faz sentido tudo isso?

estraveneca
Jedi
Jedi

Re: PUC-MG/ f.e.m.

Mensagem por mapll em Sab Jul 02 2016, 12:46

estraveneca, agradeço a ajuda novamente!
Meu erro está em analisar cátodo/anodo apenas pelos potenciais e não pela reação em si.
agora deu tudo certo!! obrigada!

mapll
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: