Olá companheiro de fórum!

- queira, por favor, ler os regulamentos e postar de acôrdo com eles.

- observe que existem diversas seções e coloque sua questão no local correto.

- abra um tópico para cada questão - uma questão por tópico

Seja bem vindo!

Dúvida conceitual - Ionização

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dúvida conceitual - Ionização

Mensagem por JulieSouza em Qui Jun 30 2016, 18:48

O NaCl, por exemplo; quando ionizado, libera os íons Na+ e Cl-. A partir daí, torna-se um condutor de eletricidade. Até onde sei, a eletricidade é conduzida pela movimentação ordenada dos elétrons livres. Para mim, os elétrons não estão livres, pois o cloro é um elemento bastante eletronegativo. Devo deduzir, então, que tal movimentação acontece pela diferença de potencial gerada por um fator externo? Se sim, como isso ocorre? Nesse caso, qual seria a melhor definição para "elétron livre"?

JulieSouza
iniciante

Re: Dúvida conceitual - Ionização

Mensagem por Ashitaka em Qui Jun 30 2016, 22:29

Sal não ioniza, dissocia.
Quem se torna condutora é a solução, não o sal.
Na solução, a condução ocorre através do movimento dos íons livres, não dos elétrons dos elementos.

Ashitaka
Matador
Matador

Mensagem por JulieSouza em Qui Jun 30 2016, 22:53

Ok, entendi. Não sei se é uma pergunta muito impertinente, mas como ocorre tal processo com o íon? Se eu ligo uma lâmpada e uma pilha à solução, por exemplo, a corrente elétrica será formada por uma mistura de elétrons livres (do fio condutor e da pilha) e íons da solução? Estou tendo dificuldade em abstrair. 
Obrigado pela atenção.

JulieSouza
iniciante

Mensagem por Ashitaka em Sex Jul 01 2016, 00:54

A sua pergunta é interessante e eu mesmo já havia pensado nela, mas não é um tópico muito citado nos livros e por professores (ao menos que eu tenha visto). Existem condutores de 1ª, 2ª e 3ª espécie. Nos de 1ª espécie, os portadores de carga são elétrons livres. De 2ª, íons. De 3ª íons e elétrons.
Até onde eu sei, a solução eletrolítica é de 2ª. Eu já li tópicos dizendo que a condução se dava puramente pelo movimento de íons.
Contudo, fontes mais confiáveis (e é o que eu acredito que seja) dão a entender que a solução é apenas o meio condutor, tal como o fio é no de 1ª espécie. Isto é, os íons seriam responsáveis por "carregar" o elétron de um lugar para o outro (na verdade, seria mais sensato pensar que o elétron vai "passando" de um íons para outro até chegar em outro polo).
No Atkins, por exemplo, está escrito:
"Uma célula galvânica é formada por dois eletrodos, ou condutores metálicos, que fazem o contato elétrico com o conteúdo da célula, e um eletrólito, um meio condutor iônico dentro da célula. Em um condutor iônico, uma corrente elétrica é carregada pelo movimento dos íons".

Ashitaka
Matador
Matador

Mensagem por JulieSouza em Ter Jul 05 2016, 22:18

Ashitaka escreveu:A sua pergunta é interessante e eu mesmo já havia pensado nela, mas não é um tópico muito citado nos livros e por professores (ao menos que eu tenha visto). Existem condutores de 1ª, 2ª e 3ª espécie. Nos de 1ª espécie, os portadores de carga são elétrons livres. De 2ª, íons. De 3ª íons e elétrons.
Até onde eu sei, a solução eletrolítica é de 2ª. Eu já li tópicos dizendo que a condução se dava puramente pelo movimento de íons.
Contudo, fontes mais confiáveis (e é o que eu acredito que seja) dão a entender que a solução é apenas o meio condutor, tal como o fio é no de 1ª espécie. Isto é, os íons seriam responsáveis por "carregar" o elétron de um lugar para o outro (na verdade, seria mais sensato pensar que o elétron vai "passando" de um íons para outro até chegar em outro polo).
No Atkins, por exemplo, está escrito:
"Uma célula galvânica é formada por dois eletrodos, ou condutores metálicos, que fazem o contato elétrico com o conteúdo da célula, e um eletrólito, um meio condutor iônico dentro da célula. Em um condutor iônico, uma corrente elétrica é carregada pelo movimento dos íons".
Aaaaah... interessante. Muito obrigado pelo esclarecimento.  cheers

JulieSouza
iniciante

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: