PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

potencial redução- duvida

3 participantes

Ir para baixo

potencial redução- duvida Empty potencial redução- duvida

Mensagem por mari Qui Jun 30 2016, 14:36

Colocaram-se placas de zinco metálico em dois béqueres, I e II, contendo soluções aquosas de CuSO4 e de Na
2SO4 respectivamente (potenciais-padrão de redução: Cu=+0,34 V; Na=+2,71 V). Nesse caso, pode-se observar:

a) diminuição das placas de zinco em I e em II.
b) deposição de metal em I e em II.
c) diminuição da placa em I e deposição de metal em II.
d) apenas deposição de metal em I.
e) apenas deposição de metal em II

Fora os conhecimentos gerais e sabendo que o Zinco será corroído havendo deposição no Cobre, SE não soubesse, como resolver tendo em base os potenciais de red? É necessário saber do Zn, mesmo que não fornecido?

mari
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1134
Data de inscrição : 01/09/2015
Idade : 26
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

potencial redução- duvida Empty Re: potencial redução- duvida

Mensagem por estraveneca Qui Jun 30 2016, 22:21

O potencial do Na está errado. Ele é -2,71, ou seja, quer desesperadamente se oxidar. Sendo assim, a alternativa correta é a letra D. Existem, ao meu ver, somente três maneiras de chegar nessa conclusão: sabendo que o potencial de redução do Zn é -0,76, sabendo a lista de reatividade dos metais ou sabendo que Zn e Mg são metais de sacrifício clássicos. O primeiro caso é um crime (mesmo que seja comum nos exercícios, é um dado que não se deve exigir que o aluno saiba), o segundo caso é, a expressão obviamente não se destina a você, idiotice. O que ocorreu provavelmente foi o terceiro caso, na minha opinião, algo bobo também. Acho não há outra maneira, mas vamos aguardar para ver se algum colega mais experiente confirma.
estraveneca
estraveneca
Jedi
Jedi

Mensagens : 337
Data de inscrição : 08/05/2016
Idade : 30
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

potencial redução- duvida Empty Re: potencial redução- duvida

Mensagem por Manowell Sex Abr 24 2020, 16:35

Nossa, eu tava todo feliz que tava entendendo e esse erro de digitacao do livro acabou cmg. Ainda bem que existe esse amigo ai de cima e esse site Smile

Manowell
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 29/03/2020

Ir para o topo Ir para baixo

potencial redução- duvida Empty Re: potencial redução- duvida

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos