Olá companheiro de fórum!

- queira, por favor, ler os regulamentos e postar de acôrdo com eles.

- observe que existem diversas seções e coloque sua questão no local correto.

- abra um tópico para cada questão - uma questão por tópico

Seja bem vindo!

Reação espontânea

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Reação espontânea

Mensagem por mapll em Qui Jun 30 2016, 14:03

Com base nos seguintes potenciais de redução:

A equação que corresponde à única reação espontânea é:

gabarito:
B

Como saber qual reação é espontânea? O que deve ser analisado?
Agradeço quem puder ajudar.

mapll
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Re: Reação espontânea

Mensagem por estraveneca em Qui Jun 30 2016, 15:17

Quando a diferença de potencial entre o oxidante e o redutor for positiva, haverá fluxo de corrente elétrica naturalmente (espontaneidade). Vou fazer para a primeira alternativa e você tenta sozinha para as demais para ver se compreendeu, perceba que a ordem da reação altera o funcionamento da pilha. Vou fazer bem detalhadamente:

a) O nox do Mg está reduzindo, quer dizer que ele está recebendo elétrons. E o níquel está ficando cada vez mais positivo, isto é, doando elétrons, oxidando. Para achar o potencial de oxidação do níquel é necessário inverter a primeira equação. Estamos agora fazendo duas coisas que não deveriam estar acontecendo, o Mg não quer oxidar e o Ni quer reduzir, fica evidente analiticamente que não daria certo. Mas vamos conferir o nosso raciocínio: -2,3 + (-0,3) dá ~=-2,6.

A lógica é essa: veja o que cada um está fazendo e pegue o potencial de oxidação e redução do que eles tão fazendo. Ele só deu o potencial de redução, os de oxidação você encontra fazendo o caminho inverso. Na letra B, de maneira analítica de novo, o Mg está OXIDANDO. Joia, já vimos que ele quer isso mesmo, +2,3! O Cu está reduzindo, perfeito, ambos estão fazendo exatamente o que querem. A pilha vai funcionar naturalmente.

Espero ter ajudado, qualquer coisa fale.

estraveneca
Jedi
Jedi

Mensagem por mapll em Qui Jun 30 2016, 19:31

estraveneca, em B, Mg oxida e o Cu reduz, se ao inverter a equação do Mg, não altera-se o valor do pot. de redução, não ficaria OXI(Mg)- RED(Cu)  :. -2,37 - (+0,34)= -2,71??
E agradeço pela ajuda.

mapll
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por estraveneca em Qui Jun 30 2016, 20:19

Você confundiu duas fórmulas "diferentes".  Ou você faz o que tem maior potencial de redução menos o que tem menor potencial de redução (que transformaria em redução + oxidação) ou já faz isso direto.

O potencial de redução de Mg é de -2,3. Tem-se, portanto, que o potencial de oxidação de Mg é de 2,3. O potencial de redução do cobre é 0,34, então ele permanece esse valor mesmo. 2,3+0,3 ~=2,6. Você poderia fazer, "do seu modo", assim 0,3 - (-2,3), o que daria em ~=2,6 também. Note que 0,3 é maior que -2,7. É por isso que eu não gosto desse método, 0,1 é maior que 0,5 e assim por diante e muita gente esquece disso, mesmo eu já sabendo disso, se eu não estiver fazendo questão desse assunto, quando eu for fazer uma esporádica posso me distrair e errar. Eu acho mais simples já visualizar quem é o maior positivo, daí sabemos quem vai obrigar o outro a fazer o quê. 

Tente visualizar esse novo cenário: o Mg é -0,35 de oxidação e vai reagir da mesma forma com o Cu, que tem potencial de redução 0,34. O que vai acontecer? Eu visualizo assim: o Mg teria 0,35 de redução. Forçaria o Cu, portanto, a reduzir. Mas você já manjada nesse esquema notaria que o Cu não quer reduzir, então esse negócio não seria espontâneo.

Qualquer coisa diga.

estraveneca
Jedi
Jedi

Mensagem por mapll em Qui Jun 30 2016, 21:27

Achei teu jeito mais fácil de inverter o sinal do potencial quando se inverte a reação. Obrigada pela grande ajuda  Very Happy
Pode, por gentileza, ver se está correto pra mim? Tentei fazer nos teus moldes...

Zn+² + 2é -> Zn    E=-0,76V
Al+³  + 3é  -> Al   E= -1,66V

Zn cátodo e Al anodo.

Al -> Al+³  + 3é (x2)
Zn+² + 2é -> Zn (x3)

Como inverti do Al então Al= +1,66 e Zn mantém -0,76 
:. +1,66-0,76= +0,9V

mapll
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por estraveneca em Qui Jun 30 2016, 21:46

Sim, não sou expert, mas não vejo erros. É inclusive uma pilha bem conhecida. Parabéns, é um assunto que demanda trabalho! Smile

estraveneca
Jedi
Jedi

Mensagem por mapll em Qui Jun 30 2016, 22:20

Muito obrigada, estraveneca! Me ajudou demais!

mapll
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: