PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(UFMG) - Economia colonial brasileira

4 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

(UFMG) - Economia colonial brasileira Empty (UFMG) - Economia colonial brasileira

Mensagem por Convidado Qua 01 Jun 2016, 21:11

(UFMG) Em relação à economia colonial brasileira, qual das características abaixo é certa:
a) predomínio de mão de obra assalariada, principalmente na área mineradora
b) acumulação de lucros realizada no exterior em prejuízo do desenvolvimento da colônia.
c) Ausência de mercado interno em consequência do predomínio da pequena propriedade voltada para a exportação.
d) presença de uma produção diversificada voltada para a exportação.
e) equilíbrio entre a mão de obra escrava e assalariada nas "plantations".

Minha resposta:


Última edição por José Ricardo dos Santos em Seg 06 Jun 2016, 13:30, editado 1 vez(es)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

(UFMG) - Economia colonial brasileira Empty Re: (UFMG) - Economia colonial brasileira

Mensagem por felipevasconcelos22 Dom 05 Jun 2016, 13:32

dificil essa, eu acho, ou pelo menos confusa kk.. up pra ver a resposta de mais alguem
felipevasconcelos22
felipevasconcelos22
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 109
Data de inscrição : 21/03/2016
Idade : 27
Localização : porto alegre

Ir para o topo Ir para baixo

(UFMG) - Economia colonial brasileira Empty Re: (UFMG) - Economia colonial brasileira

Mensagem por Convidado Dom 05 Jun 2016, 20:13

Bem, como já tinham dito anteriormente pra mim como era a economia colonial brasileira, acredito que eu esteja errado. Provavelmente seria a "e".

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

(UFMG) - Economia colonial brasileira Empty Re: (UFMG) - Economia colonial brasileira

Mensagem por Sunriseee Dom 05 Jun 2016, 22:28

Acredito que você estava certo, a alternativa correta é a D, afinal, no início da economia colonial, tinha para exportação o açúcar, pecuária (o couro era exportado) e o fumo (fumo fino para exportação e fumo grosso para escambo de escravos).
Não pode ser a E, pois no plantation não há trabalho assalariado, plantation é latifúndio, monocultura e mão de obra escrava.
Sunriseee
Sunriseee
Jedi
Jedi

Mensagens : 268
Data de inscrição : 20/05/2016
Idade : 27
Localização : SP - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

(UFMG) - Economia colonial brasileira Empty Re: (UFMG) - Economia colonial brasileira

Mensagem por hugo araujo Seg 06 Jun 2016, 00:07

Eu marcaria a assertiva B. Seguindo a lógica da Divisão Internacional do Trabalho, não era desejo das metrópoles desenvolverem as suas colônias. A relação do Pacto Colonial era unilateral, só a metrópole poderia lucrar. Lembrem-se que, nesse período, umas das principais características do mercantilismo é o acumulo de riquezas - metalismo. Ademais, a produção não era diversificada, concentrava-se toda produção às commodities mais rentáveis no mercado. Essa lógica só mudou com o início da industrialização efetiva do país na Era Vargas. Vale lembrar que havia agricultura de subsistência, a qual não podemos contabilizar nas relações mercantilistas.

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1758
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 29
Localização : Araçuaí, MG

Ir para o topo Ir para baixo

(UFMG) - Economia colonial brasileira Empty Re: (UFMG) - Economia colonial brasileira

Mensagem por Jeffersonsons Seg 06 Jun 2016, 10:54

Sunrise, algo está me intrigando. Todos ssabemos que o modelo de produção era baseada na lógica do plantation. Porém uma dos alicerces do plantation era a monocultura (monocultura, exportação, escravidão,latifúndios). O que me deixa confuso, a monocultura se baseiava em toda a colônia ou s resumia a um latifúndio?

De todas as formas eu marcaria a B. Pois quando fala-se em diversidade na produção penso em algo bastante diferente do modelo plantation.
Jeffersonsons
Jeffersonsons
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 508
Data de inscrição : 14/08/2015
Idade : 28
Localização : sao luizsi, bahia brasil

Ir para o topo Ir para baixo

(UFMG) - Economia colonial brasileira Empty Re: (UFMG) - Economia colonial brasileira

Mensagem por hugo araujo Seg 06 Jun 2016, 11:41

Sunriseee escreveu:Acredito que você estava certo, a alternativa correta é a D, afinal, no início da economia colonial, tinha para exportação o açúcar, pecuária (o couro era exportado) e o fumo (fumo fino para exportação e fumo grosso para escambo de escravos).
Não pode ser a E, pois no plantation não há trabalho assalariado, plantation é latifúndio, monocultura e mão de obra escrava.

Sunrise, Você esqueceu de associar a produção dessas commodities de acordo com o período de ocupação do território nacional.

Resumindo

Escambo ----> Extrativismo do Pau Brasil ----> Açúcar mascavo ------( transição - drogas do sertão; algodão e fumo ) -----> Ouro -----> Café ----( transição - crise de 29)---> industrialização (incipiente) ------> Atualmente o país ainda depende do setor agrário, muitas características do período colonial ainda são perceptíveis: concentração de terras, monoculturas ( soja, milho etc.), porém munidos de tecnologia, logística e aproximação das áreas urbanas.


Última edição por hugo araujo em Seg 06 Jun 2016, 13:44, editado 1 vez(es)

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1758
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 29
Localização : Araçuaí, MG

Ir para o topo Ir para baixo

(UFMG) - Economia colonial brasileira Empty Re: (UFMG) - Economia colonial brasileira

Mensagem por Convidado Seg 06 Jun 2016, 13:29

Muito obrigado a todos!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

(UFMG) - Economia colonial brasileira Empty Re: (UFMG) - Economia colonial brasileira

Mensagem por felipevasconcelos22 Seg 06 Jun 2016, 14:11

fuvest 2015 - a economia colonial foi marcada pela simultaneidade de produtos, cuja lucratividade se relacionava com sua inserção em mercados internacionais.

sendo assim, n seria correta a letra d ?
felipevasconcelos22
felipevasconcelos22
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 109
Data de inscrição : 21/03/2016
Idade : 27
Localização : porto alegre

Ir para o topo Ir para baixo

(UFMG) - Economia colonial brasileira Empty Re: (UFMG) - Economia colonial brasileira

Mensagem por Convidado Seg 06 Jun 2016, 14:28

Question :!:
É, aí já me confundi, já que em História do Brasil sou amador.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

(UFMG) - Economia colonial brasileira Empty Re: (UFMG) - Economia colonial brasileira

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos