PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(CESPE) Concordância nominal

2 participantes

Ir para baixo

(CESPE) Concordância nominal Empty (CESPE) Concordância nominal

Mensagem por Sheepiest Qui 26 maio 2016, 22:36

O aparelho de telefone que uma pessoa carrega no bolso tem o poder de processamento e a capacidade de armazenamento várias vezes maiores do que o computador gigante que ela usava para entrar no ICQ em 2003. [...]

Ana Freitas. Evolução tecnológica: como será nossa vida daqui a 20 anos? Internet:  (com adaptações).


Item:
Caso o vocábulo “maiores” fosse flexionado no singular, a correção gramatical do texto seria prejudicada.

Gabarito:

A minha dúvida é: o vocábulo "maiores" tem que concordar com quais termos? "várias vezes" ou "poder" e "capacidade"? Caso a resposta seja o segundo caso, pelas regras de concordância nominal, ele poderia concordar em número com os dois e o gênero no masculino ou apenas com o último em gênero e número (nesse caso, o gênero não faz diferença). Desse modo, poderia ser escrito no singular sem incorreção gramatical, o que tornaria o item errado.

Sheepiest
Iniciante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 05/03/2015
Idade : 28
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

(CESPE) Concordância nominal Empty Re: (CESPE) Concordância nominal

Mensagem por diego munemori Sex 27 maio 2016, 19:42

eu acho que o vocábulo ''maiores'' concorda com o poder e a capacidade. a palavra maior não é comum de dois gêneros. Mas de nenhum modo poderia ser escrita no singular.

diego munemori
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 105
Data de inscrição : 27/12/2012
Idade : 31
Localização : Maringá - Paraná - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos