PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Funções inorgânicas - Sais

4 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Funções inorgânicas - Sais Empty Funções inorgânicas - Sais

Mensagem por Gustavoadp Qui 19 maio 2016, 21:03

Assinale a alternativa correta.
A) Na reação de neutralização que dá origem ao sal AlPO4, três mols de íons H + reagem com dois mols de íons OH–.
B) KNO2 é o nitrato de potássio.
C) CaBrCl é um sal duplo de caráter ácido denominado cloreto-brometo de cálcio.
D) NaF, CaBr2 e KOH são sais neutros.
E) NH4Cl é um sal de grande caráter molecular.

Por que a E está certa?

No início do capítulo de sais do meu livro diz: QUALQUER sal é SEMPRE um composto iônico, ou seja, é formado por íons positivo e negativo, em que o cátion vem da base e o ânion vem do ácido.
E eu concordo, independentemente de ter vindo do amoníaco.
Gustavoadp
Gustavoadp
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1036
Data de inscrição : 05/07/2014
Idade : 26
Localização : Recife, PE

Ir para o topo Ir para baixo

Funções inorgânicas - Sais Empty Re: Funções inorgânicas - Sais

Mensagem por Christian M. Martins Qui 19 maio 2016, 21:20

Porque o íon NH4+ é formado por ligações covalentes entre nitrogênio e hidrogênio, apesar da interação entre NH4+ e Cl- ser iônica (o que, ao meu ver, não torna válido afirmar que "o sal possui grande caratér molecular").

Por que C está incorreta? HBr e HCl são mais ácidos do que Ca(OH)2 é básico; com dissolução em água provavelmente há hidrólise, formando solução ácida.

Essas questões da apostila Bernoulli não são muito boas não... tô começando a criar um desgosto pela parte de exatas dessa apostila de que todos falam tão bem.
Christian M. Martins
Christian M. Martins
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 3776
Data de inscrição : 15/09/2014
Idade : 26
Localização : Rio Grande do Sul

http://www.instagram.com/chriestianmm

Ir para o topo Ir para baixo

Funções inorgânicas - Sais Empty Re: Funções inorgânicas - Sais

Mensagem por Marcelo F Qui 19 maio 2016, 21:56

Duas possíveis explicações:

* Polarização do íon cloreto, gerando um caráter covalente para a ligação. Porém isso é difícil de deduzir sem conhecer o tamanho do íon NH4+ em relação ao cloreto (regra de Fajans, de uma olhada)

* diferença de eletronegatividade entre o Cl e o N é menor que 1,7, então a ligação tem um forte caráter covalente. 


Toda ligação, com exceção das homonucleares, tem um caráter duplo, que varia em maior ou menor proporção. Não esqueça disso.

Marcelo F
Jedi
Jedi

Mensagens : 368
Data de inscrição : 29/05/2015
Idade : 31
Localização : Rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Funções inorgânicas - Sais Empty Re: Funções inorgânicas - Sais

Mensagem por hugo araujo Qui 19 maio 2016, 22:02

Quando uma substância possui ligações covalente e iônica, essa última não predomina ? visto que a atração eletrostática nessa é muito mais intensa.  


Christian, acredito que geraria uma solução neutra, pois são dois prótons derivados de cada ácido e duas hidroxilas de cada hidróxido de cálcio.

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1758
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 29
Localização : Araçuaí, MG

Ir para o topo Ir para baixo

Funções inorgânicas - Sais Empty Re: Funções inorgânicas - Sais

Mensagem por Christian M. Martins Qui 19 maio 2016, 22:07

Sem querer ser rude, mas não tem nada a ver com o que o Marcelo afirmou. O professor do vídeo abaixo explica melhor o que afirmei no meu post:

https://www.youtube.com/watch?v=XaotdJV9Qjg

Você tem que ter em mente que essas questões são de Ensino Médio, Marcelo. Dessa forma, elas dificilmente envolvem temas de Ensino Superior (a exemplo da regra de Fajans), ou cálculos que não são possíveis de se realizar sem fazer pesquisas (a exemplo da diferença de eletronegatividade entre o Cl e o N ser menor que 1,7).

Aliás, esse momento dipolar maior/menor que 1,7 não quer dizer nada, também. Essa regra nem sempre funciona.
Christian M. Martins
Christian M. Martins
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 3776
Data de inscrição : 15/09/2014
Idade : 26
Localização : Rio Grande do Sul

http://www.instagram.com/chriestianmm

Ir para o topo Ir para baixo

Funções inorgânicas - Sais Empty Re: Funções inorgânicas - Sais

Mensagem por Christian M. Martins Qui 19 maio 2016, 22:11

Aí que você se engana, Hugo.

HCl + H2O ---> H3O+ + Cl-
HBr + H2O ---> H3O+ + Br-
Ca(OH)2  ---> 2OH- + Ca2+

Pela sua teoria tem-se: 1H+ + 1H+ + 2OH- = 2H2O; solução neutra. ENTRETANTO, como pKb Ca(OH)2 < pKa HCl < pKa HBr, haverá maior liberação de hidrônios pelo HCl e pelo HBr do que liberação de hidróxidos pelo Ca(OH)2, tornando a solução ácida.

Essa é a forma como eu vejo o problema; não significa que estar certo. Só alguém mais bem entendido para avaliar.
Christian M. Martins
Christian M. Martins
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 3776
Data de inscrição : 15/09/2014
Idade : 26
Localização : Rio Grande do Sul

http://www.instagram.com/chriestianmm

Ir para o topo Ir para baixo

Funções inorgânicas - Sais Empty Re: Funções inorgânicas - Sais

Mensagem por Gustavoadp Qui 19 maio 2016, 22:18

Em se tratando de ensino médio, entendi, Christian. Obrigado a todos.
Quanto à letra C, acho que não interfere se tem mais ou menos moléculas formadoras do sal. Quanto à força, acho que só é considerar de forma simples o HCl e HBr fortes e o Ca(OH)2 forte também. Talvez isso que você fez seja muito específico ou com nível acima do Ensino Médio
Gustavoadp
Gustavoadp
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1036
Data de inscrição : 05/07/2014
Idade : 26
Localização : Recife, PE

Ir para o topo Ir para baixo

Funções inorgânicas - Sais Empty Re: Funções inorgânicas - Sais

Mensagem por hugo araujo Qui 19 maio 2016, 22:23

Christian M. Martins escreveu:Aí que você se engana, Hugo.

HCl + H2O ---> H3O+ + Cl-
HBr + H2O ---> H3O+ + Br-
Ca(OH)2  ---> 2OH- + Ca2+

Pela sua teoria tem-se: 1H+ + 1H+ + 2OH- = 2H2O; solução neutra. ENTRETANTO, como pKb Ca(OH)2 < pKa HCl < pKa HBr, haverá maior liberação de hidrônios pelo HCl e pelo HBr do que liberação de hidróxidos pelo Ca(OH)2, tornando a solução ácida.

Essa é a forma como eu vejo o problema; não significa que estar certo. Só alguém mais bem entendido para avaliar.

Eu entendo sua interpretação e acho válida. No entanto pelo fato da questão não disponibilizar os pKa, acho que minha interpretação não fica inválida. Embora o caráter básico do hidróxido de cálcio seja intermediário.

E além do mais, a proporção das substancias que compõe esse sal é 1:1:1.

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1758
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 29
Localização : Araçuaí, MG

Ir para o topo Ir para baixo

Funções inorgânicas - Sais Empty Re: Funções inorgânicas - Sais

Mensagem por Marcelo F Qui 19 maio 2016, 22:47

Christian M. Martins escreveu:Sem querer ser rude, mas não tem nada a ver com o que o Marcelo afirmou. O professor do vídeo abaixo explica melhor o que afirmei no meu post:

https://www.youtube.com/watch?v=XaotdJV9Qjg

Você tem que ter em mente que essas questões são de Ensino Médio, Marcelo. Dessa forma, elas dificilmente envolvem temas de Ensino Superior (a exemplo da regra de Fajans), ou cálculos que não são possíveis de se realizar sem fazer pesquisas (a exemplo da diferença de eletronegatividade entre o Cl e o N ser menor que 1,7).

Aliás, esse momento dipolar maior/menor que 1,7 não quer dizer nada, também. Essa regra nem sempre funciona.


Velho, a explicação do vídeo é justamente o efeito de polarização da nuvem eletrônica, e vai até além disso. Isso sim é uma explicação de nível superior, pois é um conceito de sinergismo de ligação, coisa de teoria de campo cristalino. 

Eu fico de cara como que alguém pode afirmar o que você falou, insinuar que a regra que é baseada num cálculo de Pauling está errada... Pior ainda que nas provas é comum virem tabelas para consultar esse tipo de valor.

A diferença de eletronegatividade explica de maneira mais simples o motivo desse sal ser parcialmente covalente. TODO sal tem um certo caráter covalente em suas ligações.

Marcelo F
Jedi
Jedi

Mensagens : 368
Data de inscrição : 29/05/2015
Idade : 31
Localização : Rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Funções inorgânicas - Sais Empty Re: Funções inorgânicas - Sais

Mensagem por Marcelo F Qui 19 maio 2016, 22:49

O que é absurdo é achar que O CaBrCl pode ser um sal ácido. HBr, HCl e Ca(OH)2 são considerados ácidos e bases fortes em água, sem distinção de força (em água é impossível definir quem é mais forte). Sendo assim o sal é neutro. Sem hidrolise alguma.

Marcelo F
Jedi
Jedi

Mensagens : 368
Data de inscrição : 29/05/2015
Idade : 31
Localização : Rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Funções inorgânicas - Sais Empty Re: Funções inorgânicas - Sais

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos