Tecnologia e eliminação de emprego - UOL
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Tecnologia e eliminação de emprego - UOL
Redação dissertativa-argumentativa
Ninguém desconhece os benefícios proporcionados pelos avanços da tecnologia. Os malefícios, no entanto, talvez não sejam tão conhecidos, nem tão divulgados. Entre eles, encontra-se certamente o desaparecimento dos postos de trabalho, isto é, dos empregos, num mundo em que a população é crescente. A questão foi discutida no Fórum Econômico Mundial, que ocorreu em janeiro de 2016, na Suíça. Na coletânea de textos que informa esta proposta de redação, há mais informações sobre isso, bem como opiniões de especialistas sobre o assunto. Tomando esses fatos como ponto de partida, produza uma redação sobre como você encara o problema. O que você acha que um panorama como esse significa para sua futura vida profissional? Você acha que está preparado (ou se preparando) para enfrentar a situação? Acredita que o desafio pode lhe trazer oportunidades? Ou vê os fatos com preocupação, perguntando-se se haverá uma solução para o problema? Exponha seu ponto de vista, apresentando argumentos para sustentá-lo.
Coletânea completa no banco de redações do UOL, proposta de Redação "Tecnologia e eliminação de emprego"
http://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/propostas/a-tecnologia-e-a-eliminacao-de-empregos.htm?full
Por que não fui feliz no meu texto?
O avanço da tecnologia tornou-se imprescindível para o mercado competitivo, mas no âmbito social causa incertezas e no econômico, distúrbios. Discute-se o destino dos desempregados: será que terão lugar em outros setores ou deverão receber instrução técnica para lidar com a manutenção e aprimoramento dos equipamentos. Diante dessas dúvidas, como, então, balancear as mudanças a fim de retomar o equilíbrio?
Desde a Revolução Industrial, a natureza e o homem sofreram grandes transformações. O agricultor passou a usar equipamentos sofisticados no processo de produção, posteriormente o ser humano desenvolveu meios de locomover-se com veículos automatizados. Com isso, a tecnologia provou não ser estática. A medida que o meio se alterava, as relações econômicas mudavam o modo de competirem pelo seu melhor aproveitamento. O desenvolvimento das máquinas mostrou-se essencial. O que não foi previsto é a substituição massificante do trabalhador.
Os especialistas ponderam que da mesma forma que a tecnologia retira postos de trabalho, também cria outros. Isso é estatística, nos países desenvolvidos-industrializados houve a diminuição de postos no setor secundário, em contrapartida, um acréscimo no setor de serviços (terciário). As empresas, como se nota, sempre estão em busca de pessoal qualificado, por isso imaginamos que o ensino profissionalizante será uma área que abarcará uma parte da população ativa. Ainda não podemos ter grandes expectativas nem esperar que seja uma transição positiva, mas é certo que as possibilidades de harmonia tecnologia-emprego existem.
Não há pesos exatos nem medidas 100% certas que poriam essa balança em proporções iguais. Isso, devido ao fato da economia, assim como as relações sociais, serem dinâmicas. Então, não há como afirmar que a tecnologia vai eliminar, consubstancialmente, a posição do trabalhador nas indústrias. Vale ressaltar, que a melhor proposta não é tentarmos conter o avanço técnico, mas sim desenvolvermos os espaços de produção da cultura científica - dentre eles escolas, universidade e outras, que virão a ser criadas - a fim de obtermos mais descobertas sobre esse fenômeno ao mesmo tempo que estaremos diminuindo o desemprego.
Ninguém desconhece os benefícios proporcionados pelos avanços da tecnologia. Os malefícios, no entanto, talvez não sejam tão conhecidos, nem tão divulgados. Entre eles, encontra-se certamente o desaparecimento dos postos de trabalho, isto é, dos empregos, num mundo em que a população é crescente. A questão foi discutida no Fórum Econômico Mundial, que ocorreu em janeiro de 2016, na Suíça. Na coletânea de textos que informa esta proposta de redação, há mais informações sobre isso, bem como opiniões de especialistas sobre o assunto. Tomando esses fatos como ponto de partida, produza uma redação sobre como você encara o problema. O que você acha que um panorama como esse significa para sua futura vida profissional? Você acha que está preparado (ou se preparando) para enfrentar a situação? Acredita que o desafio pode lhe trazer oportunidades? Ou vê os fatos com preocupação, perguntando-se se haverá uma solução para o problema? Exponha seu ponto de vista, apresentando argumentos para sustentá-lo.
Coletânea completa no banco de redações do UOL, proposta de Redação "Tecnologia e eliminação de emprego"
http://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/propostas/a-tecnologia-e-a-eliminacao-de-empregos.htm?full
Por que não fui feliz no meu texto?
Tecnologia e desemprego, uma balança de opostos?
O avanço da tecnologia tornou-se imprescindível para o mercado competitivo, mas no âmbito social causa incertezas e no econômico, distúrbios. Discute-se o destino dos desempregados: será que terão lugar em outros setores ou deverão receber instrução técnica para lidar com a manutenção e aprimoramento dos equipamentos. Diante dessas dúvidas, como, então, balancear as mudanças a fim de retomar o equilíbrio?
Desde a Revolução Industrial, a natureza e o homem sofreram grandes transformações. O agricultor passou a usar equipamentos sofisticados no processo de produção, posteriormente o ser humano desenvolveu meios de locomover-se com veículos automatizados. Com isso, a tecnologia provou não ser estática. A medida que o meio se alterava, as relações econômicas mudavam o modo de competirem pelo seu melhor aproveitamento. O desenvolvimento das máquinas mostrou-se essencial. O que não foi previsto é a substituição massificante do trabalhador.
Os especialistas ponderam que da mesma forma que a tecnologia retira postos de trabalho, também cria outros. Isso é estatística, nos países desenvolvidos-industrializados houve a diminuição de postos no setor secundário, em contrapartida, um acréscimo no setor de serviços (terciário). As empresas, como se nota, sempre estão em busca de pessoal qualificado, por isso imaginamos que o ensino profissionalizante será uma área que abarcará uma parte da população ativa. Ainda não podemos ter grandes expectativas nem esperar que seja uma transição positiva, mas é certo que as possibilidades de harmonia tecnologia-emprego existem.
Não há pesos exatos nem medidas 100% certas que poriam essa balança em proporções iguais. Isso, devido ao fato da economia, assim como as relações sociais, serem dinâmicas. Então, não há como afirmar que a tecnologia vai eliminar, consubstancialmente, a posição do trabalhador nas indústrias. Vale ressaltar, que a melhor proposta não é tentarmos conter o avanço técnico, mas sim desenvolvermos os espaços de produção da cultura científica - dentre eles escolas, universidade e outras, que virão a ser criadas - a fim de obtermos mais descobertas sobre esse fenômeno ao mesmo tempo que estaremos diminuindo o desemprego.
Diego A- Monitor
- Mensagens : 1398
Data de inscrição : 20/04/2016
Idade : 28
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Re: Tecnologia e eliminação de emprego - UOL
Na introdução você fala que o avanço tecnológico causa disturbios, incertezas no ambito social e no desenvolvimento("O que não foi previsto é a substituição massificante do trabalhador") e final do texto vc fala que tecnologia trás emprego? Como assim? Se trás empregos para todos não deveria ter problemas nessa questão! Problema de coesão e coerencia.
Um exemplo desse problema é no campo... um operador de colhetadeira substitui vários trabalhadores e esses vão para cidade que já tem seu alto índice de desemprego. Como isso vai aumentar o número de empregos? As pessoas vão para informalidade, apesar de ser o "terceiro setor" ou se amontoar na massa de desempregados já gigante(crise).
"Diante dessas dúvidas, como, então, balancear as mudanças a fim de retomar o equilíbrio?" Uma pergunta na introdução, não ví resposta adequanda no texto para ela. Se puder pontar para min...
"Com isso, a tecnologia provou não ser estática" O carro anda, logo a tecnologia não é estática uhauhahuahuauh cara, sem lógica aparente por aqui... parece um discurso sofistas(lá da filosofia) ^^ ou seja, tem que reconstruir isso aí.
" por isso imaginamos que o ensino profissionalizante" Não imagine, tenha certeza.
na introdução novamente:
"Discute-se o destino dos desempregados: será que terão lugar em outros setores ou deverão receber instrução técnica para lidar com a manutenção e aprimoramento dos equipamentos?" Sem respostas no desenvolvimento para essa tese/pergunta. Segundo parágrafo falando de avanço tecnológico e no final deste, meia linha falando de "não foi previsto" a troca dos trabalhadores por máquinas... teve uma inversão aqui das prioridades, vc falou de tudo menos dessa substituição que vc tinha introduzido na introdução.
Tem muitas incertezas no texto... assim o texto não convence.
Texto está uma bagunça pois não defende um tese claramente. Apresenta, também, erros de coesão e coerencia.
Bons estudos.
Um exemplo desse problema é no campo... um operador de colhetadeira substitui vários trabalhadores e esses vão para cidade que já tem seu alto índice de desemprego. Como isso vai aumentar o número de empregos? As pessoas vão para informalidade, apesar de ser o "terceiro setor" ou se amontoar na massa de desempregados já gigante(crise).
"Diante dessas dúvidas, como, então, balancear as mudanças a fim de retomar o equilíbrio?" Uma pergunta na introdução, não ví resposta adequanda no texto para ela. Se puder pontar para min...
"Com isso, a tecnologia provou não ser estática" O carro anda, logo a tecnologia não é estática uhauhahuahuauh cara, sem lógica aparente por aqui... parece um discurso sofistas(lá da filosofia) ^^ ou seja, tem que reconstruir isso aí.
" por isso imaginamos que o ensino profissionalizante" Não imagine, tenha certeza.
na introdução novamente:
"Discute-se o destino dos desempregados: será que terão lugar em outros setores ou deverão receber instrução técnica para lidar com a manutenção e aprimoramento dos equipamentos?" Sem respostas no desenvolvimento para essa tese/pergunta. Segundo parágrafo falando de avanço tecnológico e no final deste, meia linha falando de "não foi previsto" a troca dos trabalhadores por máquinas... teve uma inversão aqui das prioridades, vc falou de tudo menos dessa substituição que vc tinha introduzido na introdução.
Tem muitas incertezas no texto... assim o texto não convence.
Texto está uma bagunça pois não defende um tese claramente. Apresenta, também, erros de coesão e coerencia.
Bons estudos.
Convidado- Convidado
Re: Tecnologia e eliminação de emprego - UOL
Jajacs, o texto esta dividido em:
Introducao
Argumentacao
Contra-arg
Conclucao-resposta.
Admito que a resposta nao ficou muito clara nem a tese bem desenvolvida. Contudo, quanto ao que você se refere a mudanca de posiçao nao vejo tanto problema, ja que apresentei 2 pontos de vista, um historico e outro de especialista, este que por vez consta na coletanea, e por fim optei por um deles na conclusao.
Obrigado pelo retorno, me ajuda a obter outros pontos de vista.
Introducao
Argumentacao
Contra-arg
Conclucao-resposta.
Admito que a resposta nao ficou muito clara nem a tese bem desenvolvida. Contudo, quanto ao que você se refere a mudanca de posiçao nao vejo tanto problema, ja que apresentei 2 pontos de vista, um historico e outro de especialista, este que por vez consta na coletanea, e por fim optei por um deles na conclusao.
Obrigado pelo retorno, me ajuda a obter outros pontos de vista.
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Diego A- Monitor
- Mensagens : 1398
Data de inscrição : 20/04/2016
Idade : 28
Localização : Cascavel - PR
Re: Tecnologia e eliminação de emprego - UOL
vc não pode mudar de ideia em um texto argumentativo... no máximo vc pode conciliar realidades(parte boa ou ruim) para resolver problemas. Vc pode fazer o leitor mudar de ideia, mas vc não. Se fizer isso(mudar de opinião) vc joga sua argumentação fora.
Vc não pode afirmar na introdução e parte do desenvolvimento uma coisa e uma outra coisa* da metade para frente falar outro ponto de vista. Se tem dois pontos de vistas deixe isso claro na introdução. "a população acredita que a tecnologia causa desemprego, MAS..." pronto, assunto resolvido. Apartir dai eu vou ter idéia que vc vai falar do lado bom, ruim e tal... mas se vc fizer um texto solto vai ser penalizado.
A pesar da organização de introdução, argumentação, contra-arg, conclusão que vc fez o texto não defende uma tese em específico e isso também é organização, escolha de argumentos que também leva penalização.
Edit:
tranquilo. gosto quando o povo olha meu texto de forma crítica também... me faz pensar além ^^
Vc não pode afirmar na introdução e parte do desenvolvimento uma coisa e uma outra coisa* da metade para frente falar outro ponto de vista. Se tem dois pontos de vistas deixe isso claro na introdução. "a população acredita que a tecnologia causa desemprego, MAS..." pronto, assunto resolvido. Apartir dai eu vou ter idéia que vc vai falar do lado bom, ruim e tal... mas se vc fizer um texto solto vai ser penalizado.
A pesar da organização de introdução, argumentação, contra-arg, conclusão que vc fez o texto não defende uma tese em específico e isso também é organização, escolha de argumentos que também leva penalização.
Edit:
tranquilo. gosto quando o povo olha meu texto de forma crítica também... me faz pensar além ^^
Convidado- Convidado
Re: Tecnologia e eliminação de emprego - UOL
Tecnologia e desemprego, uma balança de opostos?
O avanço da tecnologia tornou-se imprescindível para o mercado competitivo, mas no âmbito social causa incertezas e no econômico, distúrbios ( tese). Discute-se o destino dos desempregados: será que terão lugar em outros setores ou deverão receber instrução técnica para lidar com a manutenção e aprimoramento dos equipamentos.( Argumento 1 ) Diante dessas dúvidas, como, então, balancear as mudanças a fim de retomar o equilíbrio? ( Argumento 2 )
Desde a Revolução Industrial, a natureza e o homem sofreram grandes transformações. O agricultor passou a usar equipamentos sofisticados no processo de produção, posteriormente o ser humano desenvolveu meios de locomover-se com veículos automatizados. Com isso, a tecnologia provou não ser estática. A medida que o meio se alterava, as relações econômicas mudavam o modo de competirem pelo seu melhor aproveitamento. O desenvolvimento das máquinas mostrou-se essencial. O que não foi previsto é a substituição massificante do trabalhador.
Os especialistas ponderam que da mesma forma que a tecnologia retira postos de trabalho, também cria outros. Isso é estatística, nos países desenvolvidos-industrializados houve a diminuição de postos no setor secundário, em contrapartida, um acréscimo no setor de serviços (terciário). As empresas, como se nota, sempre estão em busca de pessoal qualificado, por isso imaginamos que o ensino profissionalizante será uma área que abarcará uma parte da população ativa. Ainda não podemos ter grandes expectativas nem esperar que seja uma transição positiva, mas é certo que as possibilidades de harmonia tecnologia-emprego existem.
Não há pesos exatos nem medidas 100% certas que poriam essa balança em proporções iguais. Isso, devido ao fato da economia, assim como as relações sociais, serem dinâmicas. Então, não há como afirmar que a tecnologia vai eliminar, consubstancialmente, a posição do trabalhador nas indústrias. Vale ressaltar, que a melhor proposta não é tentarmos conter o avanço técnico, mas sim desenvolvermos os espaços de produção da cultura científica - dentre eles escolas, universidade e outras, que virão a ser criadas - a fim de obtermos mais descobertas sobre esse fenômeno ao mesmo tempo que estaremos diminuindo o desemprego.
Gostei do texto.
Acho que você deve desenvolver mais o argumento 2 no segundo parágrafo. Não gostei da utilização do percentual 100% na conclusão.
Evite utilizar muitos períodos nós parágrafos, recomendo entre 3 e 4.
O avanço da tecnologia tornou-se imprescindível para o mercado competitivo, mas no âmbito social causa incertezas e no econômico, distúrbios ( tese). Discute-se o destino dos desempregados: será que terão lugar em outros setores ou deverão receber instrução técnica para lidar com a manutenção e aprimoramento dos equipamentos.( Argumento 1 ) Diante dessas dúvidas, como, então, balancear as mudanças a fim de retomar o equilíbrio? ( Argumento 2 )
Desde a Revolução Industrial, a natureza e o homem sofreram grandes transformações. O agricultor passou a usar equipamentos sofisticados no processo de produção, posteriormente o ser humano desenvolveu meios de locomover-se com veículos automatizados. Com isso, a tecnologia provou não ser estática. A medida que o meio se alterava, as relações econômicas mudavam o modo de competirem pelo seu melhor aproveitamento. O desenvolvimento das máquinas mostrou-se essencial. O que não foi previsto é a substituição massificante do trabalhador.
Os especialistas ponderam que da mesma forma que a tecnologia retira postos de trabalho, também cria outros. Isso é estatística, nos países desenvolvidos-industrializados houve a diminuição de postos no setor secundário, em contrapartida, um acréscimo no setor de serviços (terciário). As empresas, como se nota, sempre estão em busca de pessoal qualificado, por isso imaginamos que o ensino profissionalizante será uma área que abarcará uma parte da população ativa. Ainda não podemos ter grandes expectativas nem esperar que seja uma transição positiva, mas é certo que as possibilidades de harmonia tecnologia-emprego existem.
Não há pesos exatos nem medidas 100% certas que poriam essa balança em proporções iguais. Isso, devido ao fato da economia, assim como as relações sociais, serem dinâmicas. Então, não há como afirmar que a tecnologia vai eliminar, consubstancialmente, a posição do trabalhador nas indústrias. Vale ressaltar, que a melhor proposta não é tentarmos conter o avanço técnico, mas sim desenvolvermos os espaços de produção da cultura científica - dentre eles escolas, universidade e outras, que virão a ser criadas - a fim de obtermos mais descobertas sobre esse fenômeno ao mesmo tempo que estaremos diminuindo o desemprego.
Gostei do texto.
Acho que você deve desenvolver mais o argumento 2 no segundo parágrafo. Não gostei da utilização do percentual 100% na conclusão.
Evite utilizar muitos períodos nós parágrafos, recomendo entre 3 e 4.
hugo araujo- Estrela Dourada
- Mensagens : 1758
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 29
Localização : Araçuaí, MG
Re: Tecnologia e eliminação de emprego - UOL
Mas ele não defendeu a tese que vc marcou ... ele falou o contrário dessa tese no texto O.o
Pelo amor de god explique isso para min! Que eu não estou entendendo é mais nada!
Desisto, espero por explicação pausível T_T
Marque no texto onde essa tese é defendida.
Pelo amor de god explique isso para min! Que eu não estou entendendo é mais nada!
Desisto, espero por explicação pausível T_T
Marque no texto onde essa tese é defendida.
Convidado- Convidado
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