PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

trabalho + massa-mola + oscilando

2 participantes

Ir para baixo

trabalho + massa-mola + oscilando Empty trabalho + massa-mola + oscilando

Mensagem por Edgar Gomes Qui 05 maio 2016, 20:40

um esfera de massa m e dimensões desprezíveis está presa à extremidade inferior de uma mola ideal de constante elástica k, cuja extremidade superior está fixa ao teto. Inicialmente, a esfera é mantida em repouso com a mola na vertical e sem que ela esteja comprimida ou distendida. A esfera é abandonada e, após oscilar inúmeras vezes, entra em repouso sob a ação apenas da força elástica da mola e de seu peso. O trabalho Wp realizado pelo peso desde o início do movimento da esfera até o instante em que ela entra em repouso foi;
A) Wp = -m²g²/k
B) Wp = m²g²/k
C) Wp = 0
D) Wp = m²g²/(2k)
E) Wp = -m²g²/(2k)

Dúvidas: O trabalho realizado pela mola será determinado pela energia potencial elástica: E = kA²/2 A distância x é dada quando a força elástica for igual ao peso:
kx = mg --> x = mg/k
Mas temos que A = 2x, logo:
E = k . (2x)²/2 = 2kx² = 2k [mg/k]² = 2m²g²/k, porque este "2" não aparece nesta situação do enunciado ? :scratch:
Edgar Gomes
Edgar Gomes
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 721
Data de inscrição : 03/09/2015
Idade : 36
Localização : PERNAMBUCO

Ir para o topo Ir para baixo

trabalho + massa-mola + oscilando Empty Re: trabalho + massa-mola + oscilando

Mensagem por Euclides Qui 05 maio 2016, 22:03

A oscilação é amortecida de modo que a massa sobe e desce até entrar em repouso na posição em que mg=kx.

Cada vez que desce o trabalho do peso é positivo, cada vez que sobe o trabalho é negativo. O que resta de trabalho líquido é apenas a distensão da mola em equilíbrio sob o peso.


____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos