Olá companheiro de fórum!



- queira, por favor, ler os regulamentos e postar de acôrdo com eles.


- observe que existem diversas seções e coloque sua questão no local correto.


- abra um tópico para cada questão - uma questão por tópico

Seja bem vindo!

Feltre 2- Solubilidade I

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Feltre 2- Solubilidade I

Mensagem por Pedro Prado em Dom Abr 03 2016, 05:45

Porque uma molécula polar tem tendencia a se dissolver num solvente também polar?

Pedro Prado
Jedi
Jedi

Mensagens : 388
Data de inscrição : 05/06/2015
Idade : 15
Localização : Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Feltre 2- Solubilidade I

Mensagem por Matematizai em Dom Abr 03 2016, 08:48

Primeiro, relembremos o que é polaridade. É uma característica das moléculas relacionada à eletronegatividade, que por sua vez é a tendência que um átomo tem de atrair elétrons para si. Eu gosto de dizer que a eletronegatividade é a medida de quanto um átomo gosta de elétrons. 
Numa ligação covalente (onde há compartilhamento de elétrons) entre átomos de diferentes elementos químicos, um átomo será mais eletronegativo que o outro. Assim, o par eletrônico que está a ser compartilhado ficará mais próximo de um átomo do que do outro. Isso gera o que chamamos de carga parcial.
Pois bem, na molécula HCl, (Ácido Clorídrico), por exemplo, cuja fórmula estrutural é H-Cl, podemos notar  que o Cl é mais eletronegativo que o H, ou seja, o par eletrônico compartilhado está mais próximo do Cl do que do H. Isso faz com que o Cl possua uma carga parcial negativa, e o H uma carga parcial positiva. 
Quando colocamos o HCl num meio aquoso, por exemplo, ocorre uma dissolução cujo motivo reside justamente no fato de ambas as substâncias serem polares. Assim como o HCl, a água também é polar. O oxigênio é mais eletronegativo que os hidrogênios, possuindo uma carga parcial negativa, enquanto aqueles (os hidrogênios) ficam com cargas parciais positivas. Quando uma molécula de HCl entra em contato com moléculas de H2O, ela é cercada de maneira que os lados parcialmente positivos do HCl ficam próximos aos lados parcialmente negativos do H2O, e vice-versa. Isso por causa do princípio da eletrostática de atração de cargas de sinais opostos. Essa atração-repulsão gera um desequilíbrio da molécula de HCl, que vem a se ionizar (ou seja, transformar-se em íons). Assim, uma substância polar (HCl) se dissolve em outra também polar (água). 
Quando jogamos gasolina na água isso não ocorre. Isso pelo simples fato de que a interação eletrostática não existe (porque as moléculas da gasolina são apolares, não há diferença de eletronegatividade). Assim, a gasolina não se dissolve em água. 

Podemos estender esse raciocínio para a maioria das situações.

Espero ter ajudado!  Smile

PS: Só mais um complemento: nem todas as moléculas que possuem ligações polares são polares. É bom você dar uma lida no volume 1 do feltre, no capítulo de geometria molecular (se não me engano) para relembrar bem os conceitos.

Matematizai
iniciante

Mensagens : 43
Data de inscrição : 24/03/2016
Idade : 17
Localização : Mato Grosso, Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum