A nossa matemática está ultrapassada?

Ir em baixo

A nossa matemática está ultrapassada? Empty A nossa matemática está ultrapassada?

Mensagem por rodrigoneves em Sab 19 Mar 2016, 21:26

A matemática estadunidense Katherine Merseth tem ganho notoriedade pelo seu trabalho no curso de formação de professores de Harvard. Diversos aspectos de sua atividade foram explorados na entrevista que deu recentemente à Veja. Abaixo, destaco alguns trechos do final dessa entrevista, os quais me chamaram muito a atenção.


Sua disciplina, a matemática, é justamente a mais odiada nas escolas. Como reverter essa situação?

Katherine Merseth escreveu:[...] é preciso encarar a tarefa espinhosa de repensar para valer o conteúdo apresentado hoje às crianças. 


O que há de errado com o conteúdo?

Katherine Merseth escreveu:Os estudantes aprendem uma matemática congelada no tempo e desconectada dos expressivos avanços recentes na área. A imensa maioria das escolas ensina a geometria desenvolvida, basicamente, no século III a.C., a álgebra do século XVII e a aritmética do século XVIII. Até o cálculo [diferencial e integral] que chega às salas de aula tem 300 anos de idade. Mais descobertas foram feitas nas últimas décadas do que em toda a história da matemática, e pouca gente sabe disso. Os currículos estão à margem dessas evoluções, estão ultrapassados. Eles levam ao aluno conhecimentos que um comerciante demandava para tocar seus negócios nos anos 1940. Não há como ser atraente assim.

E o que as crianças deveriam estar aprendendo?

Katherine Merseth escreveu:Elas precisam saber como resolver problemas, e não como memorizar fórmulas em aulas em que pouco põem o raciocínio lógico em ação. Um desincentivo comum à exploração dos números nas escolas é o desprezo pela intuição matemática do aluno. Quando ele trilha o próprio caminho para solucionar uma questão, e não o caminho esperado pelo professor, frequentemente se considera que ele errou, mesmo tendo chegado à resposta correta. Como ocorre em outras disciplinas, os educadores ainda demonstram estar aferrados a um tempo em que o estudante ficava passivo e calado diante de uma lousa. Não entenderam que está mais do que na hora de colocá-lo no banco do motorista.


Eu concordo (e creio que os companheiros hão de concordar também) que a matemática se faz por raciocínio e não por memorização de fórmulas. Também acho que alguns dos conteúdos ministrados hoje devem ter sua relevância, pelo menos, debatida (tomando como exemplo o Brasil). 
No entanto, a visão da professora me pareceu um tanto radical. Ela parece ter "pisado em cima" de toda a matemática desenvolvida até o século XIX. Devemos ignorar a geometria euclidiana, a álgebra cartesiana e o Cálculo de Newton e Leibniz, só porque são "velhos"? Afinal, ainda são úteis para resolver inúmeros problemas! E como pode alguém ter contato com as áreas mais recentemente desenvolvidas da Matemática sem, antes, conhecer tudo aquilo que as precedeu? 
Gostaria de ouvir a opinião dos amigos do fórum.
rodrigoneves
rodrigoneves
Matador
Matador

Mensagens : 504
Data de inscrição : 30/03/2014
Idade : 20
Localização : São Luís, Maranhão

Voltar ao Topo Ir em baixo

A nossa matemática está ultrapassada? Empty Re: A nossa matemática está ultrapassada?

Mensagem por Matheus José em Dom 20 Mar 2016, 13:04

Sobre a segunda citação apresentada, a matemática de séculos passados não continua sendo válida e aplicável? Sim, então deve continuar a ser ensinada. No entanto, discordo do método de ensino em muitos pontos, por exemplo: Se o conteúdo de equações de grau 1 e 2 está contido em polinômios, por que não começamos a aprender polinômios desde o 1° ano do EM, sendo que o conteúdo não é nem tão complicado?

Sobre a terceira citação, concordo em parte, se um método específico -e útil- está sendo ensinado, o professor deve avaliar esse método, para isso é necessário que o aluno resolva o problema de uma forma específica, mesmo possuindo soluções mais simples -sem desconsidera-las claro-, puramente pelo motivo de aprendizado.
Matheus José
Matheus José
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 630
Data de inscrição : 29/10/2015
Idade : 21
Localização : Santos

Voltar ao Topo Ir em baixo

A nossa matemática está ultrapassada? Empty Re: A nossa matemática está ultrapassada?

Mensagem por Christian M. Martins em Dom 20 Mar 2016, 18:59

Vou fugir um pouco do tema do tópico, mas quero deixar um parecer.

É muito complicado adaptar isso à realidade de muitos países, dentre eles incluso o Brasil. Afinal:

Como avançar o ensino da Matemática aos moldes da tecnologia atual, se a maioria de nossos alunos não conseguem nem compreender a Matemática de séculos antes de Cristo?

QUEM irá ensinar essa Matemática avançada? É de CONHECIMENTO GERAL que em escolas pelo país afora existem professores que não obteriam sequer 30 acertos na prova de Matemática do ENEM (uma prova que, como a maioria daqui deve saber, não possui questões com algo de muito impressionante) - são professores com menos conhecimento que os próprios estudantes pré-vestibulares! Como relato próprio posso citar minha antiga professora de Química, que prestou o exame e RECLAMOU DA DIFICULDADE DAS QUESTÕES DA PRÓPRIA MATÉRIA QUE ELA ENSINA!!!

Que critérios exige-se de uma pessoa, atualmente, para que ela se torne professora de Matemática? A Universidade Federal do meu estado - CONCEITUADÍSSIMA - tem como menor nota de corte de seu vestibular a Licenciatura em Matemática! QUALQUER UM ENTRA E ESTUDA!

Hoje em dia, que incentivo se dá para que os professores - aqueles bem conceituados, que tem condições de lecionar - melhorem suas aulas? Salário? Laughing. Tá bom.

Não sejam utópicos, pessoal; nossa realidade é triste, o ensino é fraco, mas aceitem: o aumento do currículo atual não é válido! Não é aplicável! Quem quiser saber de alguma coisa nesse país faz das duas uma: ou paga MUITO a professores bem conceituados (de cursinhos e afins), ou CORRE MUITO ATRÁS de conhecimento.
Christian M. Martins
Christian M. Martins
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 3652
Data de inscrição : 15/09/2014
Idade : 22
Localização : Rio Grande do Sul

Voltar ao Topo Ir em baixo

A nossa matemática está ultrapassada? Empty Re: A nossa matemática está ultrapassada?

Mensagem por bgarcia em Qua 28 Jun 2017, 11:40

Qualquer um entrar e estudar numa faculdade onde a nota de corte em Matemática é fácil. Verifique também o índice de evasão e reprovações, além do número de alunos que conseguem concluir. Garanto que é o menor da isntituição que você estuda(ou).

bgarcia
iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 15/03/2017
Idade : 35
Localização : Coari

Voltar ao Topo Ir em baixo

A nossa matemática está ultrapassada? Empty Re: A nossa matemática está ultrapassada?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum