PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ainda tenho chances? Eng. Naval POLI

4 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Ainda tenho chances? Eng. Naval POLI Empty Ainda tenho chances? Eng. Naval POLI

Mensagem por FERDINANDPORSCHE Sáb 13 Fev 2016, 04:05

  Pessoal,

  Tudo bem?
   
  Então, fiz a FUVEST esse ano (longa história) e acabei não passando nas duas primeiras chamadas para NAVAL na POLI. Acontece que a esperança ainda não morreu, por isso resolvi criar esse tópico para ver se alguém com mais experiência nessa questão pode me ajudar a "acalmar", seja me dando notícias  boas, seja  me dando notícias ruins...
  Pois bem, aqui vão minhas classificações:

- Classificação por carreira: 1011 / 10205

- Classificação por curso: 223/648

- Último convocado na segunda chamada: 180

- Nota: 705/1000


  Desde já agradeço vocês!
FERDINANDPORSCHE
FERDINANDPORSCHE
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 13/02/2016
Idade : 27
Localização : Do

Ir para o topo Ir para baixo

Ainda tenho chances? Eng. Naval POLI Empty Re: Ainda tenho chances? Eng. Naval POLI

Mensagem por Gabriel Cluchite Sáb 13 Fev 2016, 18:22

Ferdinand, creio que para você ter uma ideia da sua chance, é necessário duas informações:

- Você sabe o código do seu curso? Por exemplo, engenharia civil é 775-33

- Você sabe quantas vagas a Poli disponibiliza para Engenharia Naval?

Sabendo dessas informações, você acessa essa lista:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Aperte CTRL+F e coloque (775−X), onde X será o código do seu curso (OBS: Copie e cole esse "traço" porque se você colocar o traço do teclado vai dar erro)

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Agora você vê quantos foram selecionados. Na Engenharia Civil, por exemplo, foram chamados apenas 3, ou seja, os outros 132 chamados na primeira chamada confirmaram presença. Como até ontem foi o prazo da gente fazer a matrícula, talvez alguém tenha perdido e abrirá mais vagas (o que eu acho MUITO difícil). Resumindo: Se tiverem poucos chamados na segunda chamada, acho que a probabilidade de você entrar será menor, visto que os convocados na primeira chamada provavelmente já terão feito a matrícula.
 
 Espero que você passe !!!

OBS: Isso que eu mostrei é apenas para ter uma IDEIA de suas chances.
Gabriel Cluchite
Gabriel Cluchite
Matador
Matador

Mensagens : 333
Data de inscrição : 14/07/2015
Idade : 27
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ainda tenho chances? Eng. Naval POLI Empty Re: Ainda tenho chances? Eng. Naval POLI

Mensagem por FERDINANDPORSCHE Dom 14 Fev 2016, 00:48

Gabriel, muito obrigado pela resposta!
  
  Então, pelo código, vi que 5 pessoas foram convocadas na Segunda Chamada... Realmente as chances são mínimas, levando em conta que o curso tem somente 45 vagas. Vou continuar acompanhando as chamadas, mas um pouco mais conformado, caso não passe.
  Aproveitando o tópico, você saberia me dizer se as médias das notas aprovadas entre a Poli e USP- São Carlos são muito diferentes em geral? Ouvi dizer que a POLI tem as médias bem maiores e que sempre sobram algumas vagas para reescolha em São Carlos.
FERDINANDPORSCHE
FERDINANDPORSCHE
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 13/02/2016
Idade : 27
Localização : Do

Ir para o topo Ir para baixo

Ainda tenho chances? Eng. Naval POLI Empty Re: Ainda tenho chances? Eng. Naval POLI

Mensagem por Fito42 Dom 14 Fev 2016, 01:34

Pegando as estatísticas de 2015:

*Engenharia Mecânica

EESC(50 vagas total)->média final: 69,36 / pior colocação: 77 (27 desistentes)

Poli(70 vagas) -> média final: 71,43 / pior colocação: 328

*Engenharia Mecatrônica

EESC(50 vagas) -> média final: 67,7 / pior colocação: 138
Poli(60 vagas) -> média final: 70.88 / pior colocação: 470

*Engenharia Elétrica

EESC (50 vagas - Eletrônica) -> média final: 64,46 / pior colocação: 125
Poli (175 vagas) -> média final: 68,4 / pior colocação: 768


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Fito42
Fito42
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 466
Data de inscrição : 04/03/2013
Idade : 27
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ainda tenho chances? Eng. Naval POLI Empty Re: Ainda tenho chances? Eng. Naval POLI

Mensagem por Fito42 Dom 14 Fev 2016, 01:36

Sobre o seu curso (só tem na Poli):

Vagas: 40
Melhor colocação: 48 (isso quer dizer que os 47 melhores desistiram)
Pior colocação: 653
Média final (média dos 40 aprovados na 1ª chamada): 68,75
Fito42
Fito42
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 466
Data de inscrição : 04/03/2013
Idade : 27
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ainda tenho chances? Eng. Naval POLI Empty Re: Ainda tenho chances? Eng. Naval POLI

Mensagem por FERDINANDPORSCHE Seg 15 Fev 2016, 03:07

Fito, obrigado pela resposta também!
 
  Acho que as médias que você viu são somente as notas da prova 1 dos cursos em questão e não as médias finais de fato. Mesmo assim, eu entrei no site que você usou como referência e calculei as médias por mim mesmo. Elas diferem, porém não muito. Por exemplo:
 
  -Mecânica na EESC (2015) teve média aproximada de 72.1, enquanto a POLI teve média de 73.9;
 
  - Naval teve média 69.6 ano passado;

  Enfim, estava querendo saber a diferença das médias entre as duas Faculdades para eu poder ter uma noção de qual optar no processo de Reescolha... talvez minha nota não seja boa o suficiente para Naval na POLI, mas dependendo, pode ser suficiente para algum outro curso na EESC.
  
   A terceira chamada sai essa semana. Vou ficar de olho para ver se a fila anda...
FERDINANDPORSCHE
FERDINANDPORSCHE
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 13/02/2016
Idade : 27
Localização : Do

Ir para o topo Ir para baixo

Ainda tenho chances? Eng. Naval POLI Empty Re: Ainda tenho chances? Eng. Naval POLI

Mensagem por Fito42 Seg 15 Fev 2016, 22:21

Sim, agora que percebi haha
O segundo gráfico representa as notas finais (1ª e 2ª fase). Além disso essas posições que coloquei se referem à carreira, e não ao curso. No caso da EESC, a carreira envolve as vagas de mecânica, mecatrônica e produção. No caso da Poli, ACHO que envolvem todas as engenharias.

Corrigindo (curso Mecânica):
Média final EESC: 74,53
Média final Poli: 76,7
Fito42
Fito42
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 466
Data de inscrição : 04/03/2013
Idade : 27
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ainda tenho chances? Eng. Naval POLI Empty Re: Ainda tenho chances? Eng. Naval POLI

Mensagem por Elcioschin Ter 16 Fev 2016, 18:16

Ferdinand

Você pode notar que as médias da POLI são apenas ligeiramente superiores às da EESC.
Caso você não consiga a vaga na POLI-NAVAL, sugiro não hesitar em fazer seu curso em São Carlos, pelos seguintes motivos:

1) A diferença das médias é muito pequena.
2) Os cursos de São Carlos são muito bons.
3) O pessoal formada lá é muito conceituado.
4) A cidade é preparada para receber estudantes devido à USP e UFSCAR.
5) A cidade tem excelente qualidade de vida (trânsito, violência, custos com moradia e alimentação, etc.)
6) Devido às duas Universidades da cidade muitas empresas são fundadas lá e no entorno para aproveitar os "cérebros"

Posso falar com conhecimento de causa: meu filho fez Engenharia Mecatrônica na USP de São Carlos e posteriormente foi aceito em Mestrado em Engenharia Espacial na França e trabalhou na Alemanha no Projeto Roseta. Embora more em São Paulo ele tem uma empresa de pesquisa e desenvolvimento sediada em São Carlos. E posso garantir a você: a EESC forneceu a base necessária para ele direcionar sua carreira.

Se quiser saber mais leia no fórum: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71438
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ainda tenho chances? Eng. Naval POLI Empty Re: Ainda tenho chances? Eng. Naval POLI

Mensagem por FERDINANDPORSCHE Qua 17 Fev 2016, 17:36

Pessoal,
 
 Saiu a Terceira Chamada e rodou até o número 186. Como sou número 223, creio que não serei chamado até a Quinta Chamada. Minhas esperanças estão em torno do Processo de Reescolha. Andei dando uma pesquisada a respeito e vi que a nota da prova específica é descartada na Reescolha. Assim, minha média cai pra 67,95. Pensei em jogar pra Mecatrônica na EESC, um curso que tenho muito interesse, e parece ter média mais acessível pra mim. Alguém poderia me dar alguma recomendação sobre o processo, por favor?
________________________________________________________________

  Elcio,

 Incrível a carreira de seu filho! Meus parabéns!
 Sobre a EESC, sempre ouvi elogios com relação a Faculdade. Acabei optando, no entanto, pela POLI pensando que estaria mais perto de empresas e oportunidades de estagio. Vejo agora que estava errado quanto a isso. Além disso, não tive muito tempo para fazer uma pesquisa sobre as escolas, nem pra me preparar para a provas. Agora na Reescolha, se minhas chances forem maiores na EESC, optarei por uma vaga em São Carlos e cursarei com orgulho!
FERDINANDPORSCHE
FERDINANDPORSCHE
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 13/02/2016
Idade : 27
Localização : Do

Ir para o topo Ir para baixo

Ainda tenho chances? Eng. Naval POLI Empty Re: Ainda tenho chances? Eng. Naval POLI

Mensagem por Elcioschin Qua 17 Fev 2016, 22:21

Mais uma curiosidade

A empresa de meu filho está "tocando" alguns projetos em São Carlos. Ele contratou um estagiário de Engenharia Mecatrônica da EESC. Viu como existem chances de estágio!

Meu filho dá orientação a um projeto da EESC, conduzido por professores de lá, com participação de alunos voluntários da Mecatrônica. É um projeto para construir um satélite de pequeno porte denominado cubsat. Este tipo de projeto, conduzido por universidades/ universitários é muito comum nos EUA.

Meu filho, como conhece todo o grupo do projeto, escolheu um aluno de destaque para ajudá-lo, como estagiário. Inclusive, no ano passado meu filho deu a aula inaugural do curso de Mecatrônica, como convidado.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71438
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ainda tenho chances? Eng. Naval POLI Empty Re: Ainda tenho chances? Eng. Naval POLI

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos