Olá companheiro de fórum!

- queira, por favor, ler os regulamentos e postar de acôrdo com eles.

- observe que existem diversas seções e coloque sua questão no local correto.

- abra um tópico para cada questão - uma questão por tópico

Seja bem vindo!

Distribuição eletrônica de íons

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Distribuição eletrônica de íons

Mensagem por leco1398 em Seg Fev 08 2016, 16:09

Galera eu to com dúvida na distribuição eletrônica de íons. Eu sei que quando eu tenho um cátion tenho que retirar os elétrons da última camada, enquanto nos ânions tem que retirar do subnível mais energético. Até aí tudo bem. Como procedo para fazer a distribuição eletrônica do íon Carbonato, por exemplo, CO3-2 ?

Obrigado! Deem mais exemplos se for possível.

leco1398
Jedi
Jedi

Re: Distribuição eletrônica de íons

Mensagem por Smasher em Ter Fev 09 2016, 11:02

Retirar elétrons de um ânion não é correto, um ânion apresenta um ganho de elétrons. E seja cátion ou ânion esse ganho ou perca ocorre na última camada, na camada de valência.
O ânion carbonato é um íon formado por carbono e oxigênio, com 2 elétrons a mais. Ao unirem-se de por ligações covalentes, os átomos do aglomerado CO3 apresentam as mesmas quantidades de elétrons que seus isotopos neutros.
A saber, da Tabela Periódica tem-se C: Z=6 ; O: Z=8.
Portanto o aglomerado CO3 apresenta um total de 6+3.8=30 elétrons.
Ao receber mais 2 esse número passa a ser de 32 elétrons para este ânion.
Agora, o mais importante, a distribuição eletrônica é definida para um único íon monoatômico, como Ca++, Na+, Al3+ ... tanto que a distribuição é calculada por camadas (K,L,M...), mas não se aplica aos íons poliatômicos (CO3-2).

Smasher
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por Eduardo Jardim em Ter Fev 09 2016, 11:16

Só corrigindo um erro do Smasher pra evitar confusões. O ânion sempre recebe elétrons no subnível mais energético. Por exemplo, o átomo Cálcio:

Ca (Z = 20)
1s²
2s² 2p^6
3s² 3p^6
4s²

Ao ganhar 2 elétrons, o cálcio se torna um ânion (20 prótons pra 22 elétrons) e recebe esses elétrons de acordo com o diagrama de Pauling, ou seja, em ordem crescente de energia. Logo, ele não vai receber elétrons na 4ª camada, ou seja, na camada mais externa, mas sim na 3ª, já que o subnível mais energético depois de 4s é o 3d.

Eduardo Jardim
iniciante

Mensagem por Smasher em Ter Fev 09 2016, 11:53

Eduardo Jardim escreveu:Só corrigindo um erro do Smasher pra evitar confusões. O ânion sempre recebe elétrons no subnível mais energético. Por exemplo, o átomo Cálcio:

Ca (Z = 20)
1s²
2s² 2p^6
3s² 3p^6
4s²

Ao ganhar 2 elétrons, o cálcio se torna um ânion (20 prótons pra 22 elétrons) e recebe esses elétrons de acordo com o diagrama de Pauling, ou seja, em ordem crescente de energia. Logo, ele não vai receber elétrons na 4ª camada, ou seja, na camada mais externa, mas sim na 3ª, já que o subnível mais energético depois de 4s é o 3d.
Eduardo, discordo.
Os elétrons entram ou saem da última camada do átomo. Em alguns casos, como em metais de trnasição, pode acontecer de um elétron entrar ou sair do átomo por uma camada mais interna, de modo que o átomo se torne mais estável, como exemplo temos um elétron de diferenciação que queira entrar no subnível 4s^1, às vezes não ocorre, realmente. Mas, nos casos mais comuns considera-se a última camada.
Ademais, o átomo de cálcio tem enorme tendência para tornar-se um CÁTION, estando na coluna 2A da Tabela. Quer perder seus dois elétrons...

Última edição por Smasher em Ter Fev 09 2016, 12:10, editado 1 vez(es) (Razão : Adicionado sobre o cálcio)

Smasher
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por Eduardo Jardim em Ter Fev 09 2016, 12:23

Ah, realmente, eu cometi um equívoco!

Fui corrigir e acabei sendo corrigido, haha. Obrigado!

Eduardo Jardim
iniciante

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: