PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gravitação

2 participantes

Ir para baixo

Gravitação Empty Gravitação

Mensagem por Rav 7/2/2016, 1:42 pm

(UFU) A Estação Espacial Internacional (ISS), que teve sua construção iniciada em 1988, é uma realização humana que tem propiciado ao homem ocupar um lugar fora da Terra e desenvolver diversos tipos de estudos. Ela se encontra a, aproximadamente, 400 km da superfície de nosso planeta, que possui raio aproximado de 6.10^6 m e massa de 6.10^24 kg. Sobre a presença dos astronautas no interior da ISS, é CORRETO afirmar que: 

A) a aceleração da gravidade à qual estão sujeitos é de, aproximadamente, 8,7 m/s²
B) eles estão o tempo todo flutuando, uma vez que se encontram em uma região de gravidade nula. 
C) a força da gravidade somente atuaria sobre eles se a ISS estivesse dentro da atmosfera da Terra. 
D) na ISS existe uma força gravitacional atuando, menor que na superfície da Terra, fazendo com que o peso dos astronautas se torne nulo e eles flutuem.

Resposta: A

Pessoal, eu calculei a aceleração da gravidade usando a fórmula g=G.M/(R+d)² e achei 8,7 m/s², até ai tranquilo, gabarito letra A. A minha dúvida: não consigo entender ao certo como funcionam os satélites. Meu material apostilado também não aborda o tema. Os satélites ficam em queda livre? Como eles conseguem se manter em órbita? Por que dentro da ISS não há "gravidade"?

Muito obrigada pela atenção.

Rav
Iniciante

Mensagens : 12
Data de inscrição : 27/08/2012
Idade : 32
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Gravitação Empty Re: Gravitação

Mensagem por Euclides 7/2/2016, 3:22 pm

Uma órbita gravitacional é uma queda-livre permanente!

Uma órbita se torna estável quando a força centrípeta necessária para mantê-la é igual à força gravitacional na posição.

O corpo em órbita, de acordo com a lei da inércia, tende a escapar em linha reta pela tangente e a força centrípeta o traz de volta, o que acontece a cada mínimo intervalo de tempo.

Gravitação Im1

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Gravitação Empty Re: Gravitação

Mensagem por Rav 7/2/2016, 3:39 pm

Ah! Entendi!! Muito obrigada, ajudou demais.  Very Happy

Rav
Iniciante

Mensagens : 12
Data de inscrição : 27/08/2012
Idade : 32
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Gravitação Empty Re: Gravitação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos