Efeito estufa

Ir em baixo

Efeito estufa Empty Efeito estufa

Mensagem por APSmed em Sex 05 Fev 2016, 21:31

O capim, do tipo elefante, foi importado da África há 100 anos para alimentar o gado em períodos de estiagem. Resistente à seca e capaz de se desenvolver, mesmo em solos pobres, ele foi usado durante décadas por pecuaristas de regiões inóspitas do país. O capim-elefante não precisa necessariamente ser irrigado e é triturado pela mesma máquina que o colhe. Em seguida, o farelo é jogado sem nenhum tratamento prévio diretamente no forno para esse fim. Queimado, produz vapor que movimenta um gerador. A energia resultante é transferida para uma subestação conectada à rede nacional de distribuição elétrica. A conversão de capim-elefante em energia não polui. Mesmo o gás carbônico, CO2, emitido durante a queima da biomassa utilizada, é menor do que o consumido pela gramínea durante todo o seu crescimento. 

A partir das informações do texto sobre o aproveitamento do capim-elefante, Pennisetom purpureum, uma gramínea, na geração de energia elétrica, é correto afirmar: 

01) O CO2(g), resultante da queima da biomassa de capim-elefante, é completamente absorvido durante o crescimento dessa gramínea. 
02) A quantidade de CO2(g) produzida durante a combustão completa de 1,0kg de capim-elefante, em um forno fechado, é igual à absorvida durante o crescimento de 1,0kg dessa gramínea, em ambiente fechado, com base na Lei de Lavoisier. 
03) A energia calorífica resultante da combustão do capim-elefante e transportada pelo vapor de água é completamente transformada em energia elétrica. 
04) O capim-elefante não necessita de água para crescer durante o processo de fotossíntese. 
05) A coleta e a moagem são processos físicos de separação, cujo objetivo é o de diminuir a velocidade do processo endotérmico de combustão do capim-elefante.

Olá amigos, o gabarito é 2, tudo bem, realmente é assim de acordo com a Lei, mas no texto fala que ''Mesmo o gás carbônico, CO2, emitido durante a queima da biomassa utilizada, é menor do que o consumido pela gramínea durante todo o seu crescimento.''   Então, por que a 1 está errada ?

APSmed
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 580
Data de inscrição : 21/04/2014
Idade : 22
Localização : Bahia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Efeito estufa Empty Re: Efeito estufa

Mensagem por mateus160399 em Sex 12 Fev 2016, 23:20

A afirmação 1 é incorreta pelo fato de ser uma falácia quase imperceptível ao leitor. Veja que ele diz que “O CO2(g), resultante da queima da biomassa de capim-elefante, é completamente absorvido durante o crescimento dessa gramínea”; mas quem nos garante isso? O que nos é garantido é que : “o gás carbônico, CO2, emitido durante a queima da biomassa utilizada, é menor do que o consumido pela gramínea durante todo o seu crescimento.”; esse CO2 pode ser levado pelo ar  para outro lugar e ser absorvido por outras plantas por exemplo.

mateus160399
Jedi
Jedi

Mensagens : 222
Data de inscrição : 29/12/2014
Idade : 20
Localização : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Efeito estufa Empty Re: Efeito estufa

Mensagem por Gustavoadp em Sab 13 Fev 2016, 20:10

Mas a frase poderia ser interpretada de outro jeito. Tipo, pensando em saldo, e não EXATAMENTE naquele mesmo CO2
Gustavoadp
Gustavoadp
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1036
Data de inscrição : 05/07/2014
Idade : 22
Localização : Recife, PE

Voltar ao Topo Ir em baixo

Efeito estufa Empty Re: Efeito estufa

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum