PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A pena de morte no Brasil

2 participantes

Ir para baixo

A pena de morte no Brasil Empty A pena de morte no Brasil

Mensagem por Fantasma do Vest Ter 12 Jan 2016, 00:51

Acabei fazendo está redação em um momento inesperado, simplesmente enquanto estudava li sobre o assunto e resolvi escrever o que acho sobre a situação.  Smile

É uma das minhas primeiras redações, portanto gostaria que voces comentassem a respeito e citar as atrocidades cometidas. (Acredito que foram muitas, mas nada que o treinamento não resolva)

Obrigado.


Eu escreveu:
A pena de morte no Brasil

A pena de morte é uma lei que precisa ser elaborada cautelosamente. Não só pelo Brasil, como também pelos países com uma política mais desenvolvida.
Nos Estados Unidos, a sentença jurídica que determina a cadeira elétrica como a única válvula de escape para prisioneiros condenados muitas das vezes veio a falhar, mostrando que nem sempre as acusações são concretas. Pode-se chegar a conclusão de que esses erros penais foram causados devido a falta de informação sobre o executado, que acaba obtendo uma morte injusta.
Por outro lado, quando esta lei é imposta de maneira eficaz, é satisfatório ver o criminoso pagar pelos seus pecados. Pois, ao observar os fatos, as pessoas levam a pena de morte como uma forma de justiça e, ademais, vingança. Para um certo tipo de pessoas é aceitável que um país, possuindo um sistema jurídico ''bom'', tenha a pena de morte. Outros chegam a ser mais extremistas, dizendo que o Brasil, um país fraco nesse aspecto de leis, está apto a adotar um sistema como este.
A verdade é que até mesmo os países de ''alta categoria'' estão sujeitos a essas imperfeições e, como citado anteriormente, é uma lei que precisa ser bem elaborada e estudada. Nas condições atuais, para obter o sucesso desejado com esta lei, o Brasil precisa melhorar não só a sua jurisdição, mas toda a sua política.

Fantasma do Vest
Iniciante

Mensagens : 28
Data de inscrição : 02/01/2016
Idade : 28
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

A pena de morte no Brasil Empty Re: A pena de morte no Brasil

Mensagem por GFMCarvalho Qua 13 Jan 2016, 13:05

Boa tarde.
   Vou te dar umas dicas para te ajudar em futuras redações:
   O seu título é um pouco fraco, pois é o mesmo que seu tema. Tente fazer títulos chamativos, mas não exagerados.
   No primeiro parágrafo, entende-se que a pena de morte não existe no Brasil, o que não é verdade(Leia essa parte da nossa Constituição Art. 5, inc. XLVII-a). Em caso de Guerra existe essa pena, ou seja a Lei foi elaborada. Eu sei o que você quis dizer com sua tese, mas o corretor não é tão complacente como eu. Por isso, tente ser mais específico.
   Uma outra ideia é mostrar seus argumentos nesse parágrafo introdutório, que ajuda o avaliador a capturar suas ideias.
   
   No segundo parágrafo você cometeu um deslize. Enquanto o título fala da pena de morte no Brasil, esse parágrafo falou apenas dos Estados Unidos, sem fazer uma relação com o Brasil de forma direta. Além disso, as acusações são concretas, mas podem não ser consistentes. As palavras podem mudar o que você quer dizer.
   No terceiro parágrafo, na sua contra-argumentação, você escreveu que é "satisfatório ver o criminoso pagar pelos seus pecados", e isso é um tanto dogmático e afirma que a morte é uma coisa boa, que pode ser considerado uma afronta aos Direitos Humanos (esses problemas podem zerar sua redação em uma prova de verdade). Depois disso, você escreveu "Para um certo tipo de pessoas...". Termos assim deixam suas ideias vagas, e o que eu entendi é: Para uns, um país "bom" tem pena de morte, para outros o Brasil deveria ter. Ao usar essa expressão, espera-se que utilize ideias opostas, e essas duas são bem semelhantes (espera-se, por exemplo: uns defendem a pena de morte, enquanto outros são contra essa medida).
   Na sua conclusão, você iniciou com "A verdade é...", e isso torna sua decisão absoluta, o que não é bom. Tente iniciar com conectores conclusivos(Logo, então...). E para terminar sua intervenção usou "melhorar", mas não indicou como (uma reforma política, talvez?), e isso vale bastante. Ah, vale lembrar que usar muitas aspas em uma redação empobrece o texto, por isso, use-as com sabedoria.
É isso!
GFMCarvalho
GFMCarvalho
Jedi
Jedi

Mensagens : 232
Data de inscrição : 03/10/2015
Idade : 24
Localização : Itajubá, Minas Gerais, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos