PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fazer ou não fazer resumos para estudar?

+2
Matheus José
jcmrgjr
6 participantes

Ir para baixo

Fazer ou não fazer resumos para estudar? Empty Fazer ou não fazer resumos para estudar?

Mensagem por jcmrgjr Seg 21 Dez 2015, 07:00

A maioria das pessoas resumem o conteúdo para a revisão.
Entretanto, penso que fazer resumos toma um tempo considerável de estudo, e nem sempre o resumo é o suficiente para relembrar bem o assunto e, então, acaba por ser necessário recorrer ao livro mais uma vez para revisar direito.
Alguém aqui já foi bem sucedido ao estudar sem resumir o assunto no caderno?


Última edição por jcmrgjr em Seg 21 Dez 2015, 07:42, editado 1 vez(es)
jcmrgjr
jcmrgjr
Iniciante

Mensagens : 22
Data de inscrição : 07/12/2015
Idade : 33
Localização : São Paulo, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer ou não fazer resumos para estudar? Empty Re: Fazer ou não fazer resumos para estudar?

Mensagem por Matheus José Seg 21 Dez 2015, 07:29

Na área de exatas em geral eu não aconselho você fazer resumos, resolver exercícios acaba sendo um método de estudo mais eficiente já que a sua prova é de exercícios não de resumos, além disso, porque você resumiria um assunto de exatas para estudar se quando você quiser revelo basta abrir um livro? Já na área de humanas não tenho como te dizer.
Matheus José
Matheus José
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 630
Data de inscrição : 29/10/2015
Idade : 25
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer ou não fazer resumos para estudar? Empty Re: Fazer ou não fazer resumos para estudar?

Mensagem por studies0001 Seg 21 Dez 2015, 11:29

Eu anoto a teoria do professor, só isso. O resto é exercícios e leitura.
studies0001
studies0001
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 161
Data de inscrição : 19/08/2014
Idade : 25
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer ou não fazer resumos para estudar? Empty Re: Fazer ou não fazer resumos para estudar?

Mensagem por mateus160399 Seg 21 Dez 2015, 12:14

Em exatas eu faço assim como o colega studies, anoto o resumo do professor e além disso, procuro ir fazendo associações resumidas entre os conteúdos, ir relacionando eles, de uma forma que fique sempre mais fácil de lembrar.
    
      Com relação a humanas depende muito do conteúdo, pois há alguns que já tenho uma base muito boa, então apenas faço os exercícios. Mas em relação a assuntos ainda não estudados eu monto um breve esquema, associando, assim como em exatas os acontecimentos históricos por exemplo. É sempre bom relacionar um assunto ao outro, não escrevendo, mas colocando tópicos, como se fosse um mapa mental, em um esquema de causa e consequência, e funciona muito bem comigo. 
    
    E posso garantir que funcionou comigo esse de humanas, pois fui bem no ENEM, fiz 43 das 45, e gabaritei geografia e errei apenas uma de história na fuvest.

mateus160399
Jedi
Jedi

Mensagens : 222
Data de inscrição : 29/12/2014
Idade : 25
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer ou não fazer resumos para estudar? Empty Re: Fazer ou não fazer resumos para estudar?

Mensagem por Renner Williams Seg 21 Dez 2015, 13:39

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Acredito que usar "fichas interativas" é muito mais eficiente que fazer resumos. Dá uma olhada.

Renner Williams
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 536
Data de inscrição : 29/07/2013
Idade : 30
Localização : Itacajá-TO

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer ou não fazer resumos para estudar? Empty Re: Fazer ou não fazer resumos para estudar?

Mensagem por anaclaracn Seg 21 Dez 2015, 16:55

Como já falaram, acho uma boa fazer mapas mentais, fichas interativas, algo não muito elaborado. Não tomam muito tempo de estudo e ajudam na revisão.
Porém, para a fixação da matéria, sempre deve-se priorizar a resolução de exercícios.

anaclaracn
Jedi
Jedi

Mensagens : 279
Data de inscrição : 16/09/2015
Idade : 26
Localização : Niterói, Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer ou não fazer resumos para estudar? Empty Re: Fazer ou não fazer resumos para estudar?

Mensagem por jcmrgjr Qui 24 Dez 2015, 10:22

Acho que vou fazer fichas mesmo.
Resumir demora muito e não é muito efetivo.
Obrigado a todos pela ajuda!
jcmrgjr
jcmrgjr
Iniciante

Mensagens : 22
Data de inscrição : 07/12/2015
Idade : 33
Localização : São Paulo, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer ou não fazer resumos para estudar? Empty Re: Fazer ou não fazer resumos para estudar?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos