PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Questão: semântica

2 participantes

Ir para baixo

Questão: semântica Empty Questão: semântica

Mensagem por Johnny Dexter Qui 17 Dez 2015, 13:32

Texto 

(1) A língua portuguesa é a segunda língua mais importante no mundo dos negócios, pelo menos para quem tem o inglês como língua materna. Quem o diz é Ofer Shoshan, um colaborador da revista norte-americana Entrepeneur, num artigo divulgado esta semana.
(2) Espanhol, português e chinês são, na opinião do autor do artigo, as línguas que “todos os diretores executivos de empresas globais devem aprender”. A lista refere um total de 6 línguas, incluindo o russo, o árabe e o alemão.
(3) “A língua portuguesa já é a quarta língua mais traduzida, na nossa empresa, o que reflete o seu crescimento nos últimos anos”, diz Ofer, que é o diretor executivo da empresa de traduções One Hour Translations.
(4) O autor admite, contudo, que este aumento da ‘procura’ da língua portuguesa está ligado ao Brasil e não a Portugal, já que “a economia brasileira está a deixar de ser emergente para passar a ser uma das mais ricas do mundo, com uma população gigantesca, vastos recursos naturais e uma forte comunidade tecnológica”.
(5) Ofer Shoshan recorda que o próprio Bill Gates assumiu, recentemente, um dos seus maiores
arrependimentos: não falar uma segunda língua para além do inglês.
(6) Por outro lado, o autor refere o momento em que o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, “mostrou um impressionante domínio da língua chinesa, durante uma visita, em outubro passado, a uma universidade de Pequim”.
(7) “Ao aprender chinês, Zuckerberg demonstrou que dominar a língua local é fundamental para aprofundar relações de negócio e conquistar a alma e o coração dos mercados”, diz Ofer
Shoshan.

Preste atenção às relações semânticas estabelecidas por certos conectivos que aparecem no texto 1. Escolha entre as opções dadas no quadro abaixo e complete as lacunas. (Atenção: nem todos os elementos dados no quadro devem, necessariamente, completar as lacunas.)
 
      Causa                                                      Oposição                                          Finalidade
 
                            Tempo                                          Consequência                            
 
 
I. Complete: Em: “Ao aprender chinês, Zuckerberg demonstrou que dominar a língua local é fundamental para aprofundar relações de negócio”, o fragmento destacado expressa um sentido de ____________________________.
 
II. Em: “O autor admite, contudo, que este aumento da ‘procura’ da língua portuguesa está ligado ao Brasil e não a Portugal”, o autor usa o segmento destacado para inserir uma ideia de _______________________________.
 
III. Em: “este aumento da ‘procura’ da língua portuguesa está ligado ao Brasil e não a Portugal, já que “a economia brasileira está a deixar de ser emergente para passar a ser uma das mais ricas do mundo, com uma população gigantesca”, o segmento em destaque indica uma ___________________________ do fato referido anteriormente.
 
IV. Em: “dominar a língua local é fundamental para aprofundar relações de negócio e conquistar a alma e o coração dos mercados”, o segmento sublinhado expressa uma relação de ___________________________.

Johnny Dexter
Iniciante

Mensagens : 19
Data de inscrição : 16/12/2015
Idade : 26
Localização : Bonito, PE, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Questão: semântica Empty Re: Questão: semântica

Mensagem por Gabriel Cluchite Sex 18 Dez 2015, 06:09

I. Tempo (Pelo contexto, retira-se que Zuckerberg já aprendeu chinês, ou seja, essa oração reduzida poderia ser transformada: "(Quando/Assim que/Logo que) aprendeu chinês, Zuckerberg demonstrou que dominar a língua local é fundamental para aprofundar relações de negócio")

II. Oposição ("Contudo" é uma conjunção coordenativa adversativa, basta trocar por: No entanto, Entretanto, Mas, Porém, Todavia...)

III. Causal ("já que" é uma conjunção subordinativa causal, basta trocar por:visto que, uma vez que...)

IV. Finalidade ("A fim de aprofundar relações de negócio e conquistar a alma e o coração dos mercados, dominar a língua local é fundamental".)
Gabriel Cluchite
Gabriel Cluchite
Matador
Matador

Mensagens : 333
Data de inscrição : 14/07/2015
Idade : 27
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos