PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ácido e Base

4 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Ácido e Base - Página 3 Empty Ácido e Base

Mensagem por Jeffersonsons Sex 04 Dez 2015, 18:00

Relembrando a primeira mensagem :

Explique por que o ácido H2S é mais forte que o H2O, com base nas eletronegatividade dos elementos
Jeffersonsons
Jeffersonsons
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 508
Data de inscrição : 14/08/2015
Idade : 28
Localização : sao luizsi, bahia brasil

Ir para o topo Ir para baixo


Ácido e Base - Página 3 Empty Re: Ácido e Base

Mensagem por Marcelo F Sáb 05 Dez 2015, 12:35

Po cara, veja bem onde está o erro. Eletronegatividade é função do raio atômico, não é ? 

Eletronegatividade diferente quer dizer que os raios dos átomos, consequentemente o tamanho da ligação é diferente, logo nem tem sentido usar isso como único motivo ou causa para explicar a força de um ácido.  Você não FIXOU o raio atômico ao comparar aquelas espécies, porque elas não tem o mesmo tamanho e tem efeito indutivo nelas, ou você não reparou que existem diversas ligações ''extras'' nos átomos ? Não é por causa do raio atômico que o OH2 é menos ácido que o HF. É por causa da existência de de efeitos indutivos das demais ligações. Tanto que quando vc comprar a série de halogênios a eletronegatividade fica sem relação direta ! Notou isso ? 

Não da pra vc comparar algo como HO- com F- porque existe ligação simples ai, existe efeito indutivo, efeitos de hiperconjugação dentre outros. 

Da mesma forma que você deu exemplos onde acredita que haja uma relação eu te mostrei outros em que de fato não há. 

A nível médio as pessoas aprendem coisas errads sobre química, física e por ai vai. Eu sou graduado em química. Tive todos os meus professores da faculdade com Doc e alguns pós-doc. Todos eles defendem exatamente isso que eu falei ai pra vocês. O problema é que muitos aqui acham que oq leem no livro de nível médio explica tudo ! Até pode explicar, mas como você faria para explicar o caso do HF com HI com base em eletronegatividade ? Tem muitos erros ai nisso que você está usando e as pessoas são induzidas a pensar na química como algo irracional e baseado em decoreba. Não é assim que funciona.

Marcelo F
Jedi
Jedi

Mensagens : 368
Data de inscrição : 29/05/2015
Idade : 31
Localização : Rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ácido e Base - Página 3 Empty Re: Ácido e Base

Mensagem por Marcelo F Sáb 05 Dez 2015, 12:42

Outro erro que o pessoal cometeu ate aqui para explicar o caso da pergunta:

Enxofre menos eletronegativo, ligação mais fraca !!

Isso está certo ? Pensa na definição de eletronegatividade... Se o átomo é mais eletronegativo ele é menor e atrai mais fortemente os elétrons de sua ligação, tendo maior tendência (se olharmos só por esse ponto) a se transformar em ânion. Se ele tem pouca eletronegatividade a ligação seria mais forte, menos polarizada, com menos tendência a se ionizar. Você mesmo mostrou ai numa figura que uma ligação do tipo C-H é menos ácida que uma H-F por exemplo.

Percebem que existem vários erros nesse conceito que vocês estão insistindo ?

Marcelo F
Jedi
Jedi

Mensagens : 368
Data de inscrição : 29/05/2015
Idade : 31
Localização : Rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ácido e Base - Página 3 Empty Re: Ácido e Base

Mensagem por Thálisson C Sáb 05 Dez 2015, 12:49

Marcelo, isso nunca foi o meu lema.

Tendo a estudar a fundo todos os conteúdos,e o nível médio está muito distante realmente.

Parabéns pela ótima escolha de ser graduado em química, sem dúvidas, suas contribuições aqui são importantes.

Eu não estou estabelecendo nenhuma regra geral, e nem tentando explicar a força ácida com base nesses conceitos demostrados, estou mostrando apenas uma dependência de algumas propriedades.



Última edição por Thálisson C em Sáb 05 Dez 2015, 14:01, editado 1 vez(es)

____________________________________________
Thálisson.
Thálisson C
Thálisson C
Monitor
Monitor

Mensagens : 3020
Data de inscrição : 19/02/2014
Idade : 27
Localização : Gurupi -TO

Ir para o topo Ir para baixo

Ácido e Base - Página 3 Empty Re: Ácido e Base

Mensagem por Marcelo F Sáb 05 Dez 2015, 12:57

Essa dependência não existe, é tipo regra do octeto. Funciona em alguns casos e outros não..

Veja ali como é a pergunta incial, e como você responderia ela ?

Marcelo F
Jedi
Jedi

Mensagens : 368
Data de inscrição : 29/05/2015
Idade : 31
Localização : Rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ácido e Base - Página 3 Empty Re: Ácido e Base

Mensagem por Thálisson C Sáb 05 Dez 2015, 13:07

Responderia que o mais adequado é se tratar dos tamanhos dos ânions formados envolvidos, isso evidenciaria a maior estabilidade.

Não estou tentando defender a resolução da questão com base em eletronegatividade não, Marcelo!!


____________________________________________
Thálisson.
Thálisson C
Thálisson C
Monitor
Monitor

Mensagens : 3020
Data de inscrição : 19/02/2014
Idade : 27
Localização : Gurupi -TO

Ir para o topo Ir para baixo

Ácido e Base - Página 3 Empty Re: Ácido e Base

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos