Olá companheiro de fórum!

- queira, por favor, ler os regulamentos e postar de acôrdo com eles.

- observe que existem diversas seções e coloque sua questão no local correto.

- abra um tópico para cada questão - uma questão por tópico

Seja bem vindo!

República Velha: Coronelismo, etc.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

República Velha: Coronelismo, etc.

Mensagem por talliengenharia em Sex Nov 13 2015, 05:39

República Velha: Período de 1889-1930.

Gostaria que vocês me explicassem sobre:

a) Degola:

b) Política de café-com-leite:

c) Coronelismo:

d) Voto de Cabresto:

e) Clientelismo:

No caso, os "coronéis" NÃO SÃO MILITARES. É o que ouvi dizer. Eles tem grandes latifúndios (grandes propriedades de terras). Eles eram políticos, basicamente?? Bjos mil :*

talliengenharia
iniciante

Re: República Velha: Coronelismo, etc.

Mensagem por jango feet em Ter Nov 24 2015, 20:18

a) Não sei

b) Acontece até hoje, na "transição democrática" entre pt e psdb, basicamente é quando dois grupos políticos supostamente adversários se alternam no poder, puramente por benefício próprio, são estelionatários vigaristas.

c) Isso mesmo que você falou, com a ressalva que não são políticos mas fazem politicagem, são apenas pessoas com grande poder, possuem terras, empresas, em geral se for rico tem o direito de exercer poder, acontece até hoje essa ignomínia.

d) Voto de cabresto é voto de cabresto, procure cabresto no dicionário.

e)Não sei.

jango feet
Matador
Matador

Mensagem por hugo araujo em Qua Nov 25 2015, 00:21

jango feet escreveu:a) Não sei

b) Acontece até hoje, na "transição democrática" entre pt e psdb, basicamente é quando dois grupos políticos supostamente adversários se alternam no poder, puramente por benefício próprio, são estelionatários vigaristas.

c) Isso mesmo que você falou, com a ressalva que não são políticos mas fazem politicagem, são apenas pessoas com grande poder, possuem terras, empresas, em geral se for rico tem o direito de exercer poder, acontece até hoje essa ignomínia.

d) Voto de cabresto é voto de cabresto, procure cabresto no dicionário.

e)Não sei.

Essa comparação do cenário político atual com o do século final do século XIX é um pouco forçada. Primeiro que havia um acordo de alternância de poder entre o partido de minas e o partido paulista. Segundo que a proposta de governo dos dois partidos são as mesmas. PT e psdb possuem propostas totalmente distintas de governo. O  PT propõe maior autonomia econômica no cenário internacional e mais equidade dentro sociedade brasileira. O psdb defende a tese neoliberal, abertura econômica e entre outros fatores que diminui as potencialidades nacionais em detrimento de investimentos estrangeiros.

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagem por hugo araujo em Qua Nov 25 2015, 00:24

Clientelismo é a troca de favores entre alguns personagens da sociedade brasileira. Isso foi muito comum no interiores. Os coroneis comprovam votos através de alguns favorecimentos ou ajuda de custo, como alimentação em troca de votos nas eleições locais.

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: