PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Genética, heredograma (difícil)

2 participantes

Ir para baixo

Genética, heredograma (difícil) Empty Genética, heredograma (difícil)

Mensagem por talliengenharia Qui 12 Nov 2015, 02:04

Qual a resposta?
Letra "B" ou letra "E"?
Obg

1. (UFJF) Em relação aos Heredogramas 1, 2, 3 e 4 apresentados abaixo, é CORRETO afirmar que os padrões de herança são, respectivamente:

Genética, heredograma (difícil) 6ylafc


a) Ligado ao X dominante; Autossômico dominante; Ligado ao X recessivo; Autossômico recessivo.
b) Ligado ao X recessivo; Autossômico recessivo; Ligado ao X dominante; Autossômico dominante.
c) Ligado ao X recessivo; Ligado ao X dominante; Autossômico dominante; Autossômico recessivo.
d) Autossômico dominante; Ligado ao X dominante; Autossômico recessivo; Ligado ao X recessivo.
e) Autossômico recessivo; Ligado ao X recessivo; Autossômico dominante; Ligado ao X dominante.

Minha lógica ao heredograma 1:
Podemos suspeitar tanto ser autossômico recessivo como ligado ao X recessivo.
Supondo que a doença seja autossômica e recessiva:

O indivíduo macho I-1 seria "aa". Portanto, teria a doença. A mulher I-2 seria "AA" ou "Aa" porque ela não tem a doença. Todos os seus descendentes não são afetados, portanto TODOS eles seriam Aa.

Assim, podemos dizer que II-4 é Aa.
Tendo essa informação, vamos analisar o casal II-4 e II-5.

O casal teve um filho afetado. O que significa que a mãe mandou o seu "a" e o pai mandou o seu "a" também. O que significa que ambos os pais são heterozigotos "Aa". Porque ambos não tem a doença.

Ou seja, pode ser uma doença autossômica recessiva.

Entretanto, também pode ser uma herança ligado ao X recessiva. Porque ela se manifesta mais em homens, porque nas mulheres, para a doença se manifestar, o gene defeituoso precisa estar em dose dupla Xh Xh.

Elimino, portanto, letra "a" e letra "d".

Minha lógica, com relação ao heredograma 2:
Para mim, no heredograma 2, trata-se de uma herança ligada ao X recessivo.
Por quê?
Observo que APENAS HOMENS são afetados. Logo, pode ser uma doença ligado ao X. E recessivo.
Porque as mulheres, no diagrama, não foram afetadas. Ou seja, ocorre mais em homens.
No meu pensamento, o indíviduo I-1 seria Xh Y. Enquanto a indivídua I-2 seria XH X__
A mãe I-2 obrigatoriamente deve ter passado o seu XH para os homens. Por isso, eles não são afetados. E, as mulheres, devem ter recebido um XH da mãe também. Mesmo sendo XH Xh, não seriam afetadas. Pois o gene danificado precisa ter dose dupla nesse caso.
Agora, com relação ao casal II-4 e II-5. Eles tiveram um filho afetado. O que significa que a mãe é XH Xh (pois ela não é afetada, mas portadora do gene). O que transferiu a doença para seu filho III-1.
Também haveria a probabilidade de ser uma doença autossômica recessiva. No caso de I-1 ser aa. E a mãe, por exemplo, ser AA. Todos a geração F1 que resultou desse cruzamento seria Aa. E a filha, Aa, casando com um aa. Poderia gerar um filho com a doença.
Eliminadas alternativas: "A", "C", "D"
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Minha lógica em relação ao heredograma 3:
Note que APENAS as filhas de I-1 e I-2 foram afetadas.
Então, posso suspeitar que é uma herança ligada ao X. E dominante.
Sabe por quê? Porque basta um XH para a mulher ter a doença, nesse caso. Não importa se ela for XH Xh, ela vai ter a doença.
Então, seguindo nessa lógica, o pai (I-1) seria:
XH Y
E a mãe, como não tem a doença, seria:
Xh Xh
Então, a explicação dos filhos HOMENS não serem afetados.
Os filhos homens recebem SEMPRE o Y do pai.
Só sobra o X pra mãe mandar.
E ela manda qual? A única opção que ela pode mandar, sendo Xh Xh.
Ela vai mandar o gene que não tem a doença! Que é o Xh.
Por isso, os machos (II-1 ; II-3) não são afetados e as mulheres são (II-2 ; II-4)!!
Observando pelo quadro de Pinet:
    xh    xh
 XH  XH Xh   XH Xh  
  Y Xh Y   Xh Y

Eliminados: "A", "C", "D", "E".
Heredograma 4, minha lógica:
Autossômico dominante. Nem pensei porque só sobrou a alternativa "B" pra mim.
E aí gente, estou certa?

GENTE ME AJUDA!!
talliengenharia
talliengenharia
Iniciante

Mensagens : 33
Data de inscrição : 15/04/2015
Idade : 28
Localização : Manaus, Amazonas, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Genética, heredograma (difícil) Empty Re: Genética, heredograma (difícil)

Mensagem por Nina Luizet Sex 13 Nov 2015, 18:16

Letra B, certo.
Nina Luizet
Nina Luizet
matadora
matadora

Mensagens : 1215
Data de inscrição : 21/06/2014
Idade : 24
Localização : Brasil, RN , Mossoró

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos