Um  fórum destinado ao auxílio dos estudantes de  
           nível fundamental, médio e pré-vestibular

                        Elevadores - 2

Uma apresentacao do Forum PiR2 - Assunto: Mecanica Geral, Dinamica  
O elevador com carga

Suponhamos agora um elevador que se movimenta com uma carga em seu interior. Vamos considerar ainda que essa carga esteja apoiada sobre uma balança graduada em Newtons (que vai, portanto, medir a força que a carga faz sobre ela). De nossa experiência pessoal, sabemos que quando o elevador acelera para cima sentimos uma sensação de que nosso peso aumenta e somos mais fortemente pressionados contra o chão. Ao contrário, quando o elevador acelera para baixo, sentimos uma sensação de perda de peso.

Atenção! Se o elevador subir ou descer em movimento uniforme (velocidade constante) essas sensações não serão sentidas e, de fato, se estivéssemos sobre uma balança, ela registraria nossa massa como se estivéssemos em repouso.

A força que a carga exerce sobre a nossa balança é a mesma que exerce sobre o piso do elevador e que chamamos força de contato. A força de contato é uma resultante entre a força que traciona os cabos do elevador e o peso gravitacional da carga. Devemos ter em mente nesses casos o Princípio da Ação e Reação. Vejamos:

1. Elevador subindo com carga

O peso é uma força sempre atuante e é exercido pela carga contra o piso. O elevador, por sua vez, transmite à carga uma força que a faz subir com a mesma aceleração. e então, por reação, a carga aplica no piso força de mesma intensidade, de modo que a resultante sobre o piso é a força de contato, igual a:

R=F+P

e para uma carga de massa m teremos

R=ma+mg ou R=m(a+g) que será a força de contato, ou o peso aparente da carga.


2. Elevador descendo com carga

Analogamente vamos encontrar qual será a força de contato, ou peso aparente neste caso. O elevador desce com uma aceleração a e a carga o acompanha com mesma aceleração. Desse modo atua na carga uma força resultante F=ma voltada para baixo. Essa força é aplicada contra o piso do elevador que reage do mesmo jeito. Adicionalmente também o peso da carga é aplicado contra o piso, sendo então a força de contato

R=P-F

e para uma carga de massa m

R=mg-ma ou, R=m(g-a), explicitando a aceleração que já havíamos predito lá no início.